Região

Publicado: Quarta-feira, 16 de março de 2011

Solenidade reúne 74 formandos do Conservatório de Tatuí

Recital e entrega de certificados será no dia 20 de março.

Crédito: AI / Prefeitura de Tatuí Solenidade reúne 74 formandos do Conservatório de Tatuí
O homenageado da noite será o professor José Teixeira Barbosa, clarinetista que lecionou na instituição por 41 anos

Uma solenidade marca, na noite do domingo ( 20 de março), a partir das 20h30, a formatura de 74 alunos do Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos de Tatuí. A cerimônia reúne alunos de dez áreas pedagógicas que concluíram cursos regulares ou de aperfeiçoamento no ano de 2010.

Esta é a segunda solenidade de formatura organizada pelo Conservatório de Tatuí. Este ano, pela primeira vez, o evento contará com um patrono. O homenageado especial será o professor José Teixeira Barbosa, de 95 anos. O clarinetista, conhecido como “Seu Juca”, lecionou na instituição desde 1970 até o início do mês. De acordo com a coordenação da área de sopros, o professor solicitou seu afastamento há duas semanas, e afirmou “entender já haver prestado sua contribuição à música”. Em 41 anos de profissão, o professor formou gerações de clarinetistas no país e é reconhecido nacionalmente.

Após abertura solene, haverá apresentações musicais e cênica. Serão apresentadas as obras “Drewrie’s Accordes” (duo de violões formado por José Leandro Ferrarezi de Campos e Laiane Farias dos Santos), “Trio Per Uno” (pelos formandos Adriana Laranjeira e Alvaro Ponce de Leon, mais o professor Luis Marcos Caldana), “Concertino” de Radamés Gnattali (pela formanda Lívia Gastardeli Tavares da Camara, saxofone), “Suite Aquática” de Handel (pelos formandos de trompete Dan Yuri Huaman Diaz e Renan da Silva Sena; de trompa, Michelle de Cassia Mazini; de trombone Joni José Cluxnei Canguçu e Leonardo Ramos; de tuba, Alessandro Ramos e Tiago de Oliveira Batista, além do professor convidado Joaquim Antonio das Dores); 3º Divertimento de Mozart em Fá maio r – K 138 (pelos formandos Gustavo Armando Donini Alexandre e Wellington Ramos, violoncelos; Guilherme Moreira da Silva, Moises Lauton de Azevedo e Sara Raissa de Moraes, violinos; e Lenara Amaral de Oliveira, viola); “Allerseelen op.10 nº 8”, de Strauss, e “Saudades da Minha Vida”, de Villa-Lobos (pelo formando Sidney Gama Filho com participação especial da cantora Ivanilda Maria Rodrigues) e “Giant Steps”, de John Coltrane, pelos formandos Leandro Cruz e Silva, Guilherme de Souza Silveira e Marciano do Prado (guitarras), Acácio Francisco dos Santos, Eric Alexandre Izaquiel Ferreira e Fernando Kassab Vicêncio (saxofones) e Tiago Mecatti (percussão). Alunos do setor de artes cênicas também farão representação, sob direção de Carlos Ribeiro.

Logo após o recital e a apresentação cênica, ocorrerá a entrega oficial dos certificados.

O homenageado

José Teixeira Barbosa, o Seu Juca, nasceu em Tatuí em 24 de novembro de 1915. É pedagogo, foi professor de artes (trabalhos manuais) e aposentou-se como diretor de escola - entre os vários estabelecimentos onde trabalhou, está o Colégio Roosevelt, em São Paulo. Iniciou seus estudos de música no Ginásio do Estado de Tatuí, onde a música e canto orfeônico faziam parte do currículo escolar. Foi autodidata no saxofone e clarineta. Formou-se professor primário pela Escola Normal de Itapetininga. Foi fundador da big band Jazz Tro-lo-ló em Tatuí e, no ano de 1948, passou a residir em São Paulo, onde trabalhou em orquestras de dança.

Em 1968 ganhou bolsa de estudos de clarineta e estudou sob orientação do professor Leonardo Righi, clarinetista da Orquestra Sinfônica Municipal. Em 1970 é contratado para ministrar aulas de saxofone e clarineta no Conservatório de Tatuí. Foi professor de clarineta na Escola de Música de Piracicaba e na Escola de Música de Itapetininga. Participou, como bolsista, dos festivais de inverno de Campos do Jordão nos anos de 1973 e 1974.

Alguns de seus alunos que se formaram em clarineta e saxofone hoje são professores no Conservatório de Tatuí e integram a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí. Formou-se em clarineta pelo Conservatório de Tatuí e integrou diferentes grupos da mesma instituição, como big band Prata da Casa, Big Band do Conservatório de Tatuí e Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí.

SERVIÇO

Solenidade de Formatura do Conservatório de Tatuí
Formandos 2010
Recital, Apresentação Cênica e Cerimônia
20 de março - 20h30
Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415

Comentários