Região

Publicado: Sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Síntese Teológica destaca Maria de Lourdes Guarda

"O Sofrimento humano e a existência de Deus" foram os temas principais.

Crédito: Facebook / Seminário N. Sra. do Desterro Síntese Teológica destaca Maria de Lourdes Guarda
Jornalista Salathiel de Souza

A professora saltense Maria de Lourdes Guarda (1926 - 1996) foi figura de destaque da síntese teológica intitulada "O Sofrimento Humano e a Existência de Deus", apresentada pelo jornalista Salathiel de Souza na quinta-feira passada, dia 26 de outubro, como trabalho de conclusão do curso de Teologia na UNISAL-Pio XI, localizada na capital paulista.

A obra contém 70 páginas, conta com mais de 60 obras consultadas e a referência de diversos teólogos, como Santo Agostinho, São Tomás de Aquino, Santo Irineu de Lião, von Balthasar, Moltmann, Geshé, Queiruga, Ladaria, Rahner, Bento XVI, Maritain e Schelling. "Diante dos sofrimentos inevitáveis da vida, algumas pessoas se frustram tanto que passam a negar a existência de Deus e caem num ateísmo que também não resolve suas angústias", afirma o autor. "Por outro lado, há pessoas que usam a fé em Cristo como meio para superar seus piores dramas e perseverar sobre eles".

Como exemplo de superação e fé cristã, o jornalista destaca Maria de Lourdes Guarda. Acometida de grave enfermidade que a deixou paralisada desde a juventude, ela foi a propagadora maior, no Brasil, da Fraternidade Cristã de Doentes e Deficientes, um movimento internacional fundado na França. Na década de oitenta ela clamava pela melhoria nas condições da saúde pública, participando até de passeatas e mobilizações às quais fazia questão de comparecer, mesmo tendo de ser levada de maca.

Atualmente preparando-se para o sacerdócio na Diocese de Jundiaí (SP), Salathiel pretende publicar o trabalho em meados do próximo ano. "Meu objetivo é mostrar às pessoas que o sofrimento, mesmo sendo inevitável, pode ser superado com a força que vem da fé", explica. "Trata-se de um mistério, algo que a Teologia não consegue explicar completamente, mas cuja verdade encontramos em inúmeros testemunhos do nosso cotidiano".

Comentários