Região

Publicado: Segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Seminários Culturais são realizados durante a 62ª Semana das Monções

Temas foram relacionados a história e origem de Porto Feliz.

Crédito: Divulgação/AI Porto Feliz Seminários Culturais são realizados durante a 62ª Semana das Monções
Seminários ocorreram no auditório da Câmara Municipal

A Prefeitura de Porto Feliz, por meio da Secretaria de Educação Cultura, Esportes e Turismo, organizou nas últimas semanas uma série de seminários culturais, com temas relacionados a história e origem de Porto Feliz, em alusão à 62ª edição da Semana das Monções.

Na segunda-feira, dia 9 de outubro, a estudante de Arquitetura e o mestre em História Social pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas, Maria Clara de Oliveira Calil e Rodolfo Hessel, trouxeram uma visão sobre a “Configuração Espacial de Porto Feliz: Capela em 1720, freguesia em 1728, Vila em 1797” e a “Iconografia Monçoeira; imagens e ideologia”.

Na terça-feira, dia 10, logo pela manhã, foi a vez dos especialistas José Roberto Manna de Deus e Valdir Barreto realizarem um debate aberto sobre os “Caminhos e Fronteiras da Sustentabilidade e Cultura”. Já durante a noite, a geóloga do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (USP), Dra. Samara Cazzoli Y Goya, abordou a história de um dos principais patrimônios da nossa cidade, o “Paredão Salitroso do Parque das Monções - A origem de um patrimônio geológico inigualável”.

Fechando o ciclo de seminários, no dia 11, o ilustre historiador e professor pela Universidade de São Paulo (USP) Jonas Soares de Souza ministrou palestra sobre os “Diários, roteiros e cartografias das viagens fluviais”, junto com o mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (Ufscar) Carlos Carvalho Cavalheiro que falou sobre o tema “Memórias e Monções”.

A série de seminários culturais foi realizada no auditório da Câmara Municipal, aberta ao público, contando com a presença de escolas, instituições e autoridades do município.

Comentários