Região

Publicado: Terça-feira, 27 de março de 2018

Semana Ettore 2018 celebra os 10 anos da ASLe em abril

Eventos serão realizados de forma itinerante na cidade.

Semana Ettore 2018 celebra os 10 anos da ASLe em abril

A Academia Saltense de Letras (ASLe) realiza, de 2 a 6 de abril, a 2ª edição da Semana Cultural Ettore Liberalesso, cuja programação celebra o décimo aniversário da entidade dedicada às letras e aos escritores saltenses. A Semana Ettore é um evento anual criado para homenagear o escritor, jornalista e historiador saltense Ettore Liberalesso. Foi idealizada pelo professor de História Marco Ribeiro e organizada pela ASLe, com a colaboração, neste ano, da Prefeitura da Estância Turística de Salto, do Clube de Campo Saltense e do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (Ceunsp).

Além de comemorar sua primeira década de existência, a ASLe presta uma homenagem aos patronos e patronesses saltenses, que tiveram relevante importância para a história da cidade. Os eventos serão realizados de forma itinerante em vários locais de Salto, como a Biblioteca Municipal, o Museu Ettore Liberalesso, o Ceunsp e o Clube de Campo Saltense, entre outros. “O evento foi elaborado para apresentar uma programação interessante e de conteúdo variado, mas como, neste ano, a Academia Saltense de Letras completa 10 anos de existência, trouxemos essa celebração para dentro da Semana Cultural”, explica a presidente Anna Osta.

Em suas próximas edições, a Semana abordará outros temas e outros personagens de relevância para a cultura e para a História de Salto, com os propósitos de se tornar parte do calendário cultural permanente da cidade e estabelecer uma ponte entre a ASLe e a sociedade saltense.
Abaixo, a programação completa, cujo acesso é gratuito e aberto ao público em geral:

Programação

Segunda-feira, 2 de abril, às 19 horas
Espaço: Biblioteca Municipal de Salto (Pç. Paula Souza, 30, Salto/SP)
Agenda: Sessão Solene de Abertura, com Hino Nacional Brasileiro apresentado à capela pelo músico Teco Seade, pronunciamentos da presidente da ASLe, Anna Osta, e do prefeito de Salto, Geraldo Garcia; exibição do vídeo institucional produzido pelos alunos de cinema do Ceunsp; retrospectiva da formação da ASLe, pelo professor Antonio Oirmes Ferrari, presidente emérito da ASLe; show do músico Teco Seade.

Terça-feira, 3 de abril, às 19 horas
Espaço: Museu Ettore Liberalesso (R. José Galvão, 104, Salto/SP)
Agenda: Abertura e boas-vindas pelo acadêmico Valter Lenzi; inauguração da exposição temporária “Patronos Saltenses”, sobre a vida e a obra dos patronos saltenses de cadeiras da Academia Saltense de Letras (Anselmo Duarte, Aurora Duarte, Dr. Barros Junior, Benedita de Rezende, Ettore Liberalesso, José Francisco Archimedes Lammoglia, Jota Silvestre, Luiz Castellari, Mario Dotta, Odmar do Amaral Gurgel e Oswaldo de Souza Aguirre); lançamento do livro “Valter Lenzi – 60 anos no jornalismo impresso”, de Jorge Duarte Rodrigues; apresentação de grupo musical do Conservatório de Salto.

Quarta-feira, 4 de abril, às 19 horas
Espaço: Auditório Brasital - Ceunsp (Pç. Antônio V. Tavares, 73, Salto/SP)
Agenda: Abertura musical com a orquestra de alunos do Ceunsp; concerto “500 anos do violão no Brasil”, do músico José Tatangelo.

Quinta-feira, 5 de abril, às 19 horas
Espaço: Clube de Campo Saltense (R. Mal. Deodoro, 2345, Salto/SP)
Agenda: Sarau de “10 anos da ASLe”, com palco aberto para apresentações de música e literatura; lançamento da coletânea de acadêmicos “Mosaico Literário”.

Sexta-feira, 6 de abril, às 19 horas
Agenda: Jantar Solene para acadêmicos e convidados; entrega das medalhas em alusão aos 10 anos de formação da ASLe; juramento conjunto dos acadêmicos.

Comentários