Região

Publicado: Quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Segunda fase da campanha contra o HPV prossegue em Salto

Vacinação ocorre em todas as UBS do município.

Segunda fase da campanha contra o HPV prossegue em Salto
O público-alvo da campanha de vacinação são meninas de 11, 12 e 13 anos de idade

Desde o início do mês de setembro, a Prefeitura de Salto promove a segunda fase da Campanha de Vacinação contra o HPV (Human Papiloma Virus - papilomavírus humano) em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS). A primeira ocorreu em março e a terceira fase ainda será anunciada pelo Ministério da Saúde.

Segundo o Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, o público-alvo são meninas de 11, 12 e 13 anos de idade. “Nessa faixa etária todas serão vacinadas, inclusive aquelas que já receberam a primeira dose, como as que vão iniciar o esquema”, explica Sandra Alves Goes Hadade, responsável pela imunização.

De segunda a sexta-feira das 8 às 18 horas, serão aplicadas as vacinas nas Clínicas São Gabriel, Jardim das Nações e Santa Cruz. Já das 8 às 16 horas, também de segunda a sexta-feira, serão disponibilizadas as Clínicas do Saltense, Bela Vista, o CS II, Jardim Marília, CECAP, Salto de São José e Jardim Donalísio.

Importância

Este é o primeiro ano que a população tem acesso gratuito, em nível nacional, à vacina contra o HPV. De acordo com o Governo Federal a meta é que, por meio da Campanha Nacional de Vacinação, se inicie um processo de conscientização e orientação para as meninas que ainda vão iniciar a vida sexual. A vacina age no organismo das adolescentes contra o câncer de colo de útero, que em algumas regiões do país é a principal causa de morte entre as mulheres.  

Comentários