Região

Publicado: Terça-feira, 14 de outubro de 2014

Secretaria de Saúde realiza ações para lembrar Outubro Rosa

Confira a programação de eventos!

O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) da Secretaria de Saúde de Indaiatuba realiza ações do “Outubro Rosa” para lembrar todas as mulheres a importância da realização de exames de mamografia para diagnóstico precoce de câncer de mama. Estão previstas palestras educativas realizadas pela ONG Mais Vida nas Unidades de Saúde; todas as unidades de saúde estão decoradas com laços na cor rosa dando visibilidade ao tema e uma manhã dedicada à mulher na Unidade do Parque Corolla e ciclo de palestras no Auditório da Prefeitura.

A coordenadora do Nasf, Eliana Quilici, explicou que as ações estão ocorrendo para lembrar todas as mulheres da importância em fazer os exames preventivos todos os anos e principalmente o autoexame. “É preconizada que toda mulher maior de 40 anos, faça exames de rotina todos os anos. O atendimento nas Unidades de Saúde para a prevenção de câncer de mama e Citologia Oncótica (C.O), e é por livre demanda. Basta chegar à Unidade de Saúde e PSF e pedir para fazer a coleta. Se a mulher estiver preparada a coleta é feita pela enfermeira que também faz o exame na mama e já é agendado o exame de mamografia”.

Indaiatuba registrou em 2013, nove casos de óbitos de câncer de mama, 14 em 2012 e oito em 2010.

Os doentes de câncer da rede pública são encaminhados pelo Ambulatório de Oncologia do Hospital Dia para tratamento nos hospitais de referência como Unicamp, Celso Pierro, Mario Gatti entre outros.

Outubro Rosa

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas sobre o câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

As ações eram e são até hoje direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc., surgiram posteriormente, e não há uma informação oficial, de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação. A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo, motivando e unindo diversos povos em torno de uma causa nobre. Isso faz que a iluminação em rosa assuma importante papel, pois é compreendida em qualquer lugar no mundo.

Confira a programação:

Dia 18/10 - às 8h - Manhã dedicada à saúde da mulher no PSF Parque Corolla

8h - Palestra sobre o Mundo Feminino, realizada pela Dra. Yara Indira Bucardo Mendoza Aiello; coleta de Papanicolau; orientação sobre o autoexame de mama; triagem para solicitação de mamografia.

Dia 25/10 – No estacionamento da Raia do Remo (Parque Ecológico) das 8h30 às 11hs.

Dia de Sensibilização para a Prevenção do Câncer de Mama organizado pelo Conselho da Mulher com o apoio das secretarias de Esportes, Saúde e apoiadores da sociedade civil.

Ações: massagem, dança, zumba, orientação nutricional, aferição de PA, avaliação bucal, orientação de profissionais de saúde e cuidados com a beleza feminina.

Dia 31/10 - 13h às 17h - Auditório do Paço Municipal - Simpósio: "Mulheres Cuidadas se sentem Amadas". Público Alvo: funcionárias do Paço Municipal e demais secretarias, Agentes Comunitários de Saúde, ONGs, alunos dos cursos de enfermagem, nutrição, pedagogia e serviço social.

Palestrantes: Túlio Tomas do Couto - Médico Ginecologista; Vilian Gobetti - Psicóloga do CAPS Infantil; Ruth Pequeno - Assistente Social do Centro de Especialidades da Saúde Da Mulher e da Criança; Maria Aparecida Souza Gonçalves Pinto - Escrivã da Delegacia de Defesa da Mulher e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e Dra. Fernanda Hetem Matoso - Delegada da Delegacia de Defesa da Mulher.

Comentários