Região

Publicado: Terça-feira, 4 de agosto de 2015

Secretaria de Cultura divulga selecionados do Salão de Artes Visuais

Confira os escolhidos!

Crédito: Celso Falaschi Secretaria de Cultura divulga selecionados do Salão de Artes Visuais
Os jurados do 1º Salão de Artes Visuais, da esquerda para a direita Marcos Rizolli, Seiji Hiraide e Delfin

A Secretaria Municipal de Cultura divulgou nesta segunda-feira, dia 3 de agosto, os participantes selecionados para compor o 1º Salão de Artes Visuais, iniciativa que é parte da programação do festival Agosto das Artes. Todos os trabalhos inscritos foram avaliados pelo corpo de jurados composto por Delfin, Marcos Rizolli e Seiji Hiraide.

Os critérios incluíram a análise da linguagem própria do artista, proporção, luz, sombra, volumetria, composição e cor, originalidade, estruturação da imagem, excelência técnica, caráter de inovação e expressão artística, entre outros. A abertura da exposição acontece na quarta-feira, dia 5, a partir das 19 horas, no Centro de Convenções Aydil Bonachella, com entrada gratuita.

A mostra ficará em cartaz até o dia 31 e poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas. Nesta primeira edição, o salão também homenageará o artista Moacir Torres com o Prêmio Cidade de Indaiatuba, conferido ao artista local por sua relevância e contribuição às artes. Já no dia 23 de agosto, durante o Seminário Vertentes da Paz, às 10 horas, também no Centro de Convenções, serão conhecidos os participantes da mostra agraciados pelos jurados com medalhas de ouro, prata e bronze, além de menções honrosas.

Confira abaixo os integrantes selecionados pelo júri:

CATEGORIA DESENHO

Fernanda Montenegro – Artista: Vera Heloisa Ferraz

Jorge Amado – Artista: Vera Heloisa Ferraz

Mãe Terra - Artista: Hugo White King

Reticências I, II e III – Artista: Livar

CATEGORIA ESCULTURA

Beleza interior – Artista: Elisa Faccin Toledo

O que me consome? – Artista: Elisa Faccin Toledo

CATEGORIA EXPERIMENTAL

Amarula Show – Artista: Lufero

Etnia 1, 2 e 3 – Artista: Carolina Falcão

Ferrero - Artista: Lufero

CATEGORIA FOTOGRAFIA

Alegria – Artista: Rafael Ré

O piano e as beatas – Artista: Rafael Ré

Retrato de minha mãe – Artista: Rafael Ré

Significados 1, 2 e 3 – Artista: Apell

CATEGORIA INSTALAÇÃO

Vale Quanto Pesa – Artista: Coletivo Áscua

CATEGORIA PINTURA

Ansiedades Transformadoras – Artista: Abby

Árvore da Vida – Artista: Elisa Faccin Toledo

Bananeira – Artista: Augusta Bonelli

Barco I – Artista: Wilma Schoroeder

Barco II - Artista: Wilma Schoroeder

Cambuci – Artista: Augusta Bonelli

Espumante – Artista: Caldeira

Fazenda Barra do Peixe – Artista: Jefferson de Souza

Flores em fundo escuro - Artista: Darcy

Il Taglio - Artista: Roque de Ávila Jr.

Iluminação – Artista: Telma F.

Penumbra – Artista: Darcy

Rosa estilizada – Artista: Iolanda

Surya – Artista: Telma F.

Thuray – Artista: Elisa Faccin Toledo

Vinho de artista – Artista: Caldeira

Vinhos e Taças - Artista: Caldeira

Sobre os jurados

Marcos Rizolli - Docente-Pesquisador no Programa de Pós-graduação em Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Mackenzie; Pós-Doutor (2012) em Artes pela UNESP; Líder dos núcleos de Estudos Visuais e Estudos sobre Curadoria do CNPq; Pesquisador-Visitante em universidades de Portugal e Itália; Curador Independente em 70 Exposições, Salões de Arte e Eventos Culturais no Brasil e no Exterior; Membro da Associação Nacional de Pesquisadores de Artes Plásticas – ANPAP; da Associação Brasileira de Criatividade e Inovação – CRIABRASILIS; da Associação Paulista de Críticos de Arte – APCA e da Associação Profissional de Artistas Plásticos de São Paulo – APAP.

Seiji Hiraide - Professor de Fotografia na Puc-Campinas (1979), onde é professor de Fotografia na Faculdade de Publicidade e Propaganda; vários prêmios e participou de inúmeras comissões julgadores em concursos nacionais de Fotografia, principalmente pela Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos da Comunicação; apresentação de trabalhos sobre fotografia e história oral em congressos internacionais.

Delfin - Publicitário e jornalista, atua como editor-chefe na Terra Zero, publisher na Revista Machado (revista online brasileira de cultura e informação) e proprietário e diretor de Criação no Studio DelRey (desenvolvimento de produtos editoriais, edição de livros, jornais e revistas e design gráfico para publicações). Atuou nas editoras Terceiro Nome, Mojo Books e Aleph; trabalhou como infografista, ilustrador e colunista na RAC - Rede Anhanguera de Comunicação; foi finalista do 53º Prêmio Jabuti, na categoria Capa de Livro, em 2011, e vencedor do 3º Prêmio Getty de Melhor Capa de Livro, categoria Educacional. Foi selecionado para a exposição internacional DoeDeMee - 100 bookstofightilliteracy.

Sobre o Salão de Artes Visuais

O Salão de Artes Visuais integra o festival Agosto das Artes da Secretaria Municipal de Cultura e tem como objetivo valorizar os artistas locais, abrindo espaço para exposição de suas obras e acesso do público. Em sua primeira edição em 2015 abriu inscrições nas categorias Pintura, Escultura, Gravura, Instalação, Fotografia, Desenho, Vídeo-arte e Experimental. Além de ficar em exposição, as obras selecionadas concorrem a premiação de medalha de ouro, medalha de prata e medalha de bronze por categoria. Também pode ser concedido, a critério da comissão julgadora, o Grande Prêmio Troféu Indaiá para a obra mais significativa, e o Prêmio Cidade de Indaiatuba, conferido ao artista local por sua relevância e contribuição às artes.

Serviço:
Salão de Artes Visuais
Local: Centro de Convenções Aydil Bonachella
Endereço: Rua das Primaveras, 210 – Jardim Pompéia
Informações: (19) 3894-1867

Comentários