Região

Publicado: Terça-feira, 30 de junho de 2015

Secretaria da Saúde de Indaiatuba promove "Dia D da Gestante"

Trabalho será com mulheres da rede pública e de convênios.

Secretaria da Saúde de Indaiatuba promove "Dia D da Gestante
O atendimento ocorrerá das 8 às 12 horas

A Secretaria de Saúde promove no sábado, dia 4 de julho, o “Dia D da Gestante”. O objetivo é proporcionar as gestantes do município, tanto de convênio quanto do Sistema Único de Saúde (SUS), orientações e acompanhamento necessários. O atendimento ocorrerá das 8 às 12 horas nas seguintes Unidades Básicas de Saúde (UBSs): Parque Corolla, Jd. Morada do Sol, Jd. Brasil, Jd. Califórnia, Jd. Carlos Aldrovandi e Centro.

Na ação serão realizados diversos atendimentos, entre eles a verificação de exames já realizados e vacinas aplicadas, ações de prevenção, acompanhamento e encaminhamento diante das necessidades para consultas e ações educativas. “Falaremos sobre tipos de parto, mudanças no corpo, amamentação, sinais de parto, entre outros assuntos de interesse da futura mamãe”, revela a coordenadora do Núcleo de Assitência à Saúde, Maria de Fátima Xavier Simoni Maia.

O secretário da Saúde, José Roberto Stefani, lembra dos serviços oferecidos às mulheres pelo município na rede de saúde. “Temos um trabalho intenso desenvolvido na rede municipal de saúde desde a atenção básica até a saúde especializada”, relata o secretário. “Todas as unidades têm ginecologista e por determinação do prefeito Reinaldo Nogueira temos um novo espaço totalmente equipado e dedicado ao atendimento especializado para a mulher, que fica no Jd. Morada do Sol”, completa.

A rede municipal de saúde tem atualmente cerca de 300 gestantes. Elas recebem todo o atendimento desde o teste rápido de gravidez até o parto, passando pelo pré-natal completo com exames necessários. As mulheres que tiveram o atraso da menstruação entre 10 a 15 dias podem procurar a unidade mais próxima da sua residência. Será feito um teste rápido e em caso positivo terá início o pré-natal. Os profissionais da unidade providenciarão exame de sangue para verificar se a gestante tem Sifilis ou HIV.

“É o primeiro procedimento que fazemos ao constatar a gravidez, pois em caso de diagnóstico precoce dessas doenças, que são altamente transmissíveis aos bebês, é possível fazer o tratamento e evitar que a crianças desenvolva as doenças”, comenta Fátima.

Posteriormente são feitas as consultas periódicas e os exames de ultrassom trimestrais, conforme determina o Ministério de Saúde. “É de extrema importância a realização do pré-natal e nós temos todo esse acolhimento em nossa rede de saúde”, finaliza Fátima. “Ao longo do pré-natal também fazemos as orientações sobre tipos de parto, mudanças no corpo, amamentação, sinais de parto”, informa.

Fátima explicou que as mulheres ao decidirem engravidar, não fazem ideia das mudanças e o que precisa ser feito. “Daremos dicas de alguns passos que devem ser seguidos para que tudo fique mais fácil e menos confuso na hora do parto. As equipes estarão prontas para responder qualquer dúvida da gestante”.

Comentários