Região

Publicado: Sexta-feira, 29 de março de 2019

Schola Cantorum participa de Ofício de Trevas em Itaici

Obras musicais foram escritas em Itu e restauradas pelo Museu da Música

Crédito: Jéssica Ferrari/Itu.com.br Schola Cantorum participa de Ofício de Trevas em Itaici
A cerimônia se desenrola diante de um candelabro de quinze velas, chamado Tenebrário

No próximo sábado, 30 de março, véspera do quarto Domingo da Quaresma, o Mosteiro de Itaici realizará, a partir das 19h30, o Ofício de Trevas com a participação da Schola Cantorum de Itu. A cerimônia será conduzida pelo Padre Adilson Silva, superior da Casa de Retiros dos Jesuítas.

Entre leituras e salmos da Sagrada Escritura, o Ofício de Matinas de Sábado Santo, contempla a morte de Jesus e nos prepara para a Sua ressurreição. A maioria dos textos sagrados será cantada em Canto Gregoriano medieval. Já os responsórios são de autoria do compositor italiano radicado em Itu, José Tescari (1882-1957), antigo professor de música do Colégio São Luís.

As obras foram compostas em 1912 e apresentadas na Igreja Matriz de Itu até a década de 1930. Hoje estão preservadas no acervo do Museu da Música – Itu. Foram transcritas em 2015 e têm sido cantadas durante a Semana Santa na cidade. A obra é influenciada pelo Movimento Siciliano, inspirado no Renascimento italiano busca proximidade com a leveza do Canto Gregoriano.

O nome Ofício de Trevas é uma alusão ao ambiente escuro em que é realizado. A cerimônia tem entrada livre e se desenrola diante de um candelabro de quinze velas, chamado Tenebrário. É um excelente momento para meditação do tempo da Quaresma.

O Mosteiro de Itaici (Vila Kostka) é uma casa de retiros da Companhia de Jesus e está localizado à Rodovia José Boldrini, Bairro de Itaici em Indaiatuba.

A Schola Cantorum de Itu é grupo de estudos e formação em música litúrgica criado e mantido pelo Instituto Cultural de Itu desde 2015. Tem por regente o Maestro Paulo Zeppini.

Serviço:
Ofício de Trevas (Matinas de Sábado Santo)
30 de março de 2019, 19h30
Mosteiro de Itaici (Indaiatuba)

Comentários