Região

Publicado: Segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Sarau Mariano acontece na Igreja do Rosário em Jundiaí

Evento terá concerto e premiação de Concurso Literário.

A Schola Cantorum de Itu, em parceria com a Catedral Nossa Senhora do Desterro, vai apresentar-se durante um Sarau Mariano na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, em Jundiaí, no dia 7 de outubro (sábado), a partir das 18h30. O grupo apresentará obras musicais do "Mês de Maria", compostas pelo ituano Elias Álvares Lobo (1834 – 1901) para celebrar a devoção à Virgem Maria.

Na ocasião também serão apresentadas e premiadas as obras participantes do Concurso de Crônicas, iniciativa da Catedral Nossa Senhora do Desterro em parceria com a Academia Jundiaiense de Letras (AJL), cujo tema foi "Olhar os Lírios do Campo".

Composta em 1897 em São Paulo, onde vivia o compositor, o "Mês de Maria", é um conjunto de melodias devocionais, em língua portuguesa e latim, escrita para solos, duetos e coro. A maioria das obras foi cantada na Igreja do Bom Jesus (Itu), na Igreja de Santa Cecília (São Paulo) e na Catedral de Campinas, onde o compositor atuou. As obras seguem o estilo peculiar de Elias Lobo: melodias simples e em harmonia tradicional, o que revela uma singeleza cativante, no conjunto composicional.

Durante o concerto o ator Nilo Pereira fará a declamação de trechos dos "Poemas à Virgem", escritos por São José de Anchieta, primeira obra poética dedicada a Maria escrita no Brasil. A Schola Cantorum é um grupo de formação em música sacra mantido pelo Instituto Cultural de Itu e tem por regente Paulo Roberto Zeppini. A entrada no Sarau Mariano é gratuita.

Serviço:
Sarau Mariano
Igreja de Nossa Senhora do Rosário (Jundiaí)
Praça Comendador Lourenço Alves – Largo do Rosário
7 de outubro de 2017, 18h30
Entrada Franca 

Comentários