Região

Publicado: Segunda-feira, 6 de julho de 2015

São Paulo Companhia de Dança participa do 23º Passo da Arte

Apresentação acontece nesta sexta-feira, no CIAEI.

Crédito: Rogério Alves Sobrado São Paulo Companhia de Dança participa do 23º Passo da Arte
O público poderá conferir o "Grand Pas de Deux de o Cisne Negro", de Mario Galizzi

A São Paulo Companhia de Dança, mantida pela Secretaria de Cultura e o Governo do Estado de São Paulo, sob direção de Inês Bogéa, retorna ao município de Indaiatuba, no dia 10 de julho (sexta-feira), às 18 horas, no CIAEI - Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba (Avenida Eng. Fábio Roberto Barnabé, 3665) como convidada especial da abertura do 23º Passo da Arte.

Na ocasião, o público poderá conferir o “Grand Pas de Deux de o Cisne Negro”, de Mario Galizzi para SPCD, a partir do original de Marius Petipa (1818-1910). Este trecho da obra é um dos grandes momentos do terceiro ato deste balé, um dos mais conhecidos do mundo, quando príncipe Siegfried encontra com Odile, o Cisne Negro.

Acessibilidade

A São Paulo Companhia de Dança utiliza o recurso de audiodescrição - modo que transmite ao público cego, por meio de fones de ouvido, informações sobre cenário, figurino e, principalmente, os movimentos dos bailarinos – em suas apresentações por espaços públicos do interior e da capital de São Paulo desde 2013.

A partir de 2014, com o objetivo de viabilizar a implantação de mais recursos de acessibilidade comunicacional, a SPCD promove e amplia o programa. A tecnologia avançada do aplicativo Whatscine transmite para smartphones e tablets os recursos de audiodescrição, janela de libras e legendagem, permitindo às pessoas com deficiência entrar em contato com a experiência da dança.

Sobre o Passo de Arte

O Passo de Arte é uma série de competições de dança pelo Brasil, além de eventos ao longo do ano que proporcionam a interação entre bailarinos, estudantes, festivais e escolas de dança. As competições não são apenas disputas, possuem também elementos pedagógicos e artísticos ligados à formação, informação e profissionalização, nas áreas que englobam a dança. O formato da competição é o único no país que classifica por categorias específicas, unindo os trabalhos por modalidade. A 23ª edição do evento acontece em Indaiatuba nos dias 10 a 19 de julho.

Saiba mais sobre a obra:

Grand Pas de Deux de o Cisne Negro (2014)
Coreografia: Mario Galizzi a partir do original de 1895 de Marius Petipa (1818-1910)
Música: Pyotr Ilyich Tchaikovsky (1840-1893)
Iluminação: Guilherme Paterno
Figurinos: Tânia Agra
Estreia da obra de Marius Petipa: 1895, The Imperial Ballet, São Petersburgo, Rússia
Estreia pela SPCD: 2014, Teatro Luiz Mendonça, Recife, Brasil
Duração: 10 minutos com 2 bailarinos

Este duo marca o encontro do príncipe Siegfried com Odile, o Cisne Negro. Filha do feiticeiro Rothbart, ela deseja encantar o príncipe para que ele quebre sua jura de amor eterno a Odete, o Cisne Branco, durante um baile. Para enganá-lo, Odile sutilmente alterna sensualidade e doçura, e deixa transparecer toda sua maldade. Este é um dos grandes momentos do terceiro ato deste balé, um dos mais conhecidos do mundo.

Serviço:
“Grand Pax de Deux de o Cisne Negro”
Data: dia 10 de julho, às 18h
Local: Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba (CIAEI)
Endereço: Avenida Eng. Fábio Roberto Barnabé, 3665 – Indaiatuba (SP)
Telefone: (19) 3875-6144
Ingressos: R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia-entrada*). Levando um pacote de leite em pó, o ingresso terá desconto de 50% no valor da inteira, a promoção não é válida para a meia-entrada.
Capacidade: 750 | Classificação Indicativa: Livre
* Meia-entrada: estudantes com carteirinha, crianças de 06 a 11 anos e pessoas a partir de 60 anos (necessário documento para comprovar). Crianças até 05 anos não pagam ingressos.

Comentários