Região

Publicado: Quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Salto terá ação de prevenção contra a Dengue e DSTs no Carnaval

Mobilização acontece entre os dias 5 e 8 de fevereiro.

Crédito: Divulgação/AI Salto Salto terá ação de prevenção contra a Dengue e DSTs no Carnaval
Kit Carnaval

Em conjunto com a programação do Carnaval deste ano, a Prefeitura de Salto e a Secretaria Municipal de Saúde realizarão diversas ações preventivas contra a Dengue e as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs).

Na sexta-feira, dia 5 de fevereiro, das 13h30 às 17h, uma equipe com o mosquitão da Dengue (caracterizado) distribuirá na Rodoviária distribuindo folhetos, tendo como foco orientar as pessoas que irão viajar durante o feriado de Carnaval.

O Secretário Municipal de Saúde, Daniel Paulino Evangelista cita que neste período muitas pessoas vão para lugares e estados onde existe epidemia de Chikungunya, Zika e Dengue Hemorrágica. "É por isso, que nossos agentes farão um trabalho de orientação para esses viajantes explicando sobre os sintomas, mas principalmente os cuidados que devem ser tomados ao visitar essas localidades mais afetadas", comenta Evangelista.

Já nos dias 6, 7 e 8 de fevereiro, um stand da Secretaria da Saúde estará montado no Pavilhão das Artes (Praça Archimedes Lammoglia) quando serão feitas orientações sobre DSTs pela Equipe Ambulatório de Moléstias Infecciosas (AMI) e Dengue pela equipe da Zoonoses.

Durante os dias de folia, serão distribuídos kits com preservativos e folhetos com informações sobre a Dengue e as formas de prevenção à AIDS e demais DSTs. Além disso, durante os trabalhos de prevenção, fará parte da equipe dois agentes caracterizados de "Mosquitão da Dengue" orientando e divertindo a população.

No domingo, dia 7 de fevereiro, a equipe do Ambulatório de Moléstias Infecciosas estará das 22h às 0h, nas dependências do Clube dos Casados realizando a distribuição dos kits, preservativos e folhetos. Já na segunda-feira, dia 8 de fevereiro, o trabalho de conscientização será feito das 23h à 1h, no Clube de Campo Saltense.

Nebulização 

Uma ação de nebulização com veículo (fumacê) teve inicio no dia 1º de fevereiro, na região do Jardim Santa Cruz com intuito de combater o mosquito da Dengue. A ação ocorrerá durante três dias consecutivos e é realizada pela Prefeitura Salto e Superintendência de Controle de Endemias (SUCEN) - Sorocaba.

A aplicação da nebulização, realizada em um veículo, está percorrendo e borrifando o produto "Malathion" em uma área que compreende 60 quarteirões com intuito de reduzir a quantidade de mosquitos. Em Salto, uma avaliação mostra que 2,8% das residências possuem larvas do mosquito, o Ministério da Saúde recomenda 1% para controlar a transmissão.

"Esta região é muito populosa e decidimos esta ação por conta da alta incidência de focos do mosquito, dos números de casos de Dengue e também pelo caso importado de Chikungunya. A ação de agora vem reforçar ainda mais o combate", conta o Coordenador Municipal do Setor de Zoonoses, César Wenceslau.

O coordenador ainda destaca que devido o caso de Chikungunya, também foi realizada nebulização casa a casa e a equipe realizou na última semana o bloqueio vistoriando todo tipo de material que possa acumular água e servir de criadouro do mosquito, inclusive eliminando larvas.

Durante o dia, antes da aplicação, um carro de som percorreu as ruas e avisou a população para deixar as portas, janelas e cortinas abertas, aumentando a eficácia do "fumacê". 

"No período de divulgação do trabalho fomos procurados por moradores e orientamos que o produto é seguro, específico para o mosquito. O morador pode ficar dentro da casa, se alguém tiver algum tipo de alergia pode ficar num cômodo fechado, mas é preciso deixar o restante aberto", finalizou Wenceslau.  

Comentários