Região

Publicado: Terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Salto reforça orientação de combate ao Aedes aegypti

Cidade registrou apenas sete casos no ano.

Crédito: Divulgação/AI Salto Salto reforça orientação de combate ao Aedes aegypti
Agentes estão realizando visitas e orientações

Apesar de ter registrado apenas sete casos de dengue em 2017, contra os 276 confirmados no ano anterior, a Prefeitura de Salto, por meio da Secretaria da Saúde, tem reforçado as visitas e orientações realizadas pelos agentes de endemias em todo o município. A ação tem como objetivo evitar o desenvolvimento larvário do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica do município, até o dia 5 de dezembro foram registrados 493 casos com suspeita de dengue, porém somente sete desses casos apresentaram resultado positivo para a doença. No mesmo período de 2016, foram registrados mais de 550 casos suspeitos, sendo 276 casos confirmados positivos.

Segundo o Secretário da Saúde, Flávio Vitale, embora o município não apresente um índice elevado de casos confirmados em 2017, a condição climática esperada para os meses de verão torna-se mais favorável à proliferação das larvas, necessitando que os cuidados sejam reforçados para prevenir os focos de Dengue, como locais com acúmulo de água onde o mosquito transmissor da doença possa se reproduzir.

“É importante que a população tenha consciência do seu papel no combate ao mosquito Aedes Aegypt, que hoje transmite a Dengue, a Zika e a Chikungunya, além de ser um possível vetor para a Febre Amarela. O trabalho realizado pelos Agentes de Saúde de porta em porta, a vistoria dos imóveis, reforça as orientações e atende os casos mais críticos, mas é a sensibilidade da população no dia a dia que fará com que o mosquito seja combatido efetivamente. O trabalho é conjunto, comunidade e Prefeitura”, destacou.
Além disso, a Secretaria da Saúde realiza, desde 2012, o monitoramento semanal das notificações dos casos de dengue e outras arboviroses, em um encontro com uma equipe multidisciplinar que compõe a Sala de Situação de Dengue do município.

Comentários