Salto recebe espetáculo de Flamenco
O diferencial do espetáculo fica por conta da música ao vivo
Camila Bertolazzi
A cidade de Salto será palco, no dia 3 de abril (domingo), da segunda apresentação do espetáculo “Bailaoras”, da Sala Tablado Flamenco, de Sorocaba, sob o comando da bailarina e coreógrafa Thalma Di Lelli. O show homenageia as grandes bailarinas que foram e ainda são destaque na interpretação da tradicional arte e dança espanhola. O diferencial do espetáculo fica por conta da música ao vivo, que levará à Sala Palma de Ouro – Centro de Educação e Cultura Anselmo Duarte, às 20 horas, toda a alma e clima da Espanha.
A ideia de lembrar as mulheres que se destacaram no Flamenco mundial surgiu a partir da própria importância que estas bailarinas ainda têm para aqueles que aprendem, em pleno século XXI, os delicados, e ao mesmo tempo fortes, movimentos típicos de raízes ciganas do sul da Espanha. “Todas elas marcaram época na Espanha e mudaram a maneira de executar o baile flamenco, introduzindo novas técnicas, além se sua característica pessoal nos ritmos que dançavam. Hoje, nós bailarinos e nossos alunos, ainda assistimos vídeos, analisamos estilos e os adotamos para aperfeiçoar nossa técnica e arte. Sem sombra de dúvidas, essas mulheres marcaram a história do Flamenco com sua determinação e graça”, comentou Thalma.
Serão homenageadas no espetáculo “Bailaoras”, com a exibição de imagens vinculadas a cada uma das peças apresentadas, nomes como a tradicional Carmen Amaya, que atuou na primeira metade do século XX, até as contemporâneas Sara Baras e Eva Yerbabuena, ainda na ativa. “As coreografias foram inspiradas em cada uma delas, imprimindo algumas de suas marcas. Umas, eram feras no uso do mantón, o xale espanhol. Outras, nos leques ou nas castanholas, por exemplo”, acrescenta Thalma.
Com sua escola de Flamenco instalada em Sorocaba desde 1997, Thalma Di Lelli leva, pela primeira vez, um espetáculo à sua terra natal. “Estou muito feliz por ter a oportunidade de mostrar meu trabalho na minha cidade, trazê-lo mais próximo das pessoas que aqui vivem, minha família e meus amigos. Ainda mais num teatro como a Sala Palma de Ouro, um orgulho para todos nós. Convido toda a população de Salto para que venha nos assistir”.
As bailarinas Thalma Di Lelli, Isabella de Oliveira e Alejandra Osses, além dos 50 alunos que participam do espetáculo, dançam ao som de música ao vivo. O palco de “Bailaoras” é formado por Fábio Moraes (guitarra flamenca), Márcio Bonefón (cante), Beto Angerosa (percussão), Jefferson Perez (violoncelo) e Gilmar de Campos (oboé).
Serviço
Espetáculo “Bailaoras”
Data: 03 de abril de 2011
Horário: 20 horas
Local: Sala Palma de Ouro – rua Prudente de Moraes, 580 – centro de Salto Ingressos: R$ 10
Mais informações: (15) 4141-1838 e 9788-8898