Região

Publicado: Sexta-feira, 17 de abril de 2015

Salto promoverá cadastro de doadores de medula óssea

Ação acontece em parceria com a Ong Asa Morena.

A Prefeitura da Estância Turística de Salto, em parceria com a Ong Asa Morena, promoverá no dia 9 de maio (sábado), das 9 às 12 horas, um cadastro de doadores de medula óssea no Hospital Municipal Nossa Senhora do Monte Serrat (São Camilo), localizado na rua Europa, 1571, Jardim Celani. A ação conta com apoio do Hemonúcleo Regional de Jaú.

O cadastro é simples e rápido, bastam 05 ml de sangue, não é necessário estar em jejum, pois o sangue servirá apenas para teste de compatibilidade. O interessado tem que ter entre 18 e 55 anos, estar com boa saúde e levar o RG. Pessoas portadoras de AIDS, Câncer e Hepatite C não pode ser doadoras.

Segundo a Diretora de Departamento da Secretaria Municipal de Saúde, Enfermeira Águeda Virgínia Brizola Silva informa que mais de 60% dos pacientes com indicação de transplante de medula não possuem doadores compatíveis na família. “Essa falta de compatibilidade faz com que busquem doadores cadastrados do Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome), mas para que ocorra o transplante, tanto o doador, como o receptor sejam 100% compatíveis. Por isso, quanto mais cadastrados, mais chances temos de salvar vidas”, explica.

Águeda conta que no Brasil devido a mistura racial, a dificuldade para encontrar um doador é muito maior, atingindo em média, 1 doador compatível a cada 100.000.

Saltense busca doador

Em Salto, um garoto de 9 anos, sofre de aplasia medular e está em busca de um doador compatível e esta ação de cadastro é mais uma chance para localizar um doador.

O Secretário Municipal de Saúde, Daniel Paulino Evangelista destaca a importância de ações solidárias desta natureza, como é o caso do garoto Felipe. “A Prefeitura está se mobilizando desde o início deste ano para que ações deste tipo ocorram em Salto. Mais de cinco ônibus foram encaminhados para Sorocaba para levar doadores de sangue e medula óssea neste ano”, conta.

Comentários