Região

Publicado: Sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Salto promove a Semana da Consciência Negra

Eventos acontecem de 14 a 23 de novembro.

Crédito: Prefeitura de Salto Salto promove a Semana da Consciência Negra
No dia 15 de novembro, a Sala Palma de Ouro recebe a noite artística "África em Nós

De 14 a 23 de novembro, a Prefeitura de Salto, por intermédio das secretarias municipais de Cultura e Ação Social e Cidadania (Coordenadoria da Igualdade Racial), promoverá em diversos espaços a Semana da Consciência Negra.

Confira a programação completa:

De 14 a 20 de novembro, das 14h às 21h, no foyer da Sala Palma de Ouro (CEC)
Exposição de fotografias “Mulheres com Turbantes”, do projeto resgate da memória e cultura negra da cidade de Salto. Fotografias de Póla Fernandez, retratando as integrantes do “Grupo de Mulheres Negras Saltenses”. Os retratos são um registro da memória, cultura e beleza deste grupo de mulheres que constituem a geração mais próxima de suas ancestrais do século XIX. Entrada Franca. A Sala fica localizada na Rua Prudente de Moraes, nº 580 – Centro.

Dia 15, sábado, às 20 horas, na Sala Palma de Ouro (CEC)
“África em Nós”. Noite artística que tem por intuito demonstrar a arte negra e suas vertentes. Apresentação do espetáculo de dança ‘Vela Pra Qualquer Santo’, que integra o projeto “Negro Arte e Cultura” com apoio da Prefeitura da Estância Turística de Salto, através do Edital nº02/2014. Realização Faces Ocultas Cia de Dança. Entrada franca – convites serão distribuídos uma hora antes do início do espetáculo.

Dia 16, domingo, às 19h30, na Sala Palma de Ouro (CEC)
“Beleza + 50” desfile temático realizado com o Grupo de Mulheres Negras Saltenses. Ação integrante do projeto “Negro Arte e Cultura” com apoio da Prefeitura da Estância Turística de Salto, através do Edital nº 02/2014. Realização Faces Ocultas Cia de Dança. Entrada franca. Os convites serão distribuídos uma hora antes do início do espetáculo.

Dia 18, terça-feira, às 19 horas, na Câmara Municipal
Cerimônia de Entrega do Troféu Zumbi dos Palmares às personalidades negras de Salto. Na ocasião, haverá apresentação do Coral Vozes Afro de Salto. Organização: Prefeitura da Estância Turística de Salto (Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial), Câmara Municipal e AIR José do Patrocínio. A Câmara fica na Av. Dom Pedro II, nº 382 – Centro.

Dia 19, quarta-feira, às 19h30, no Grupo Renascer 3ª Idade
Missa em ritmo Afro, com participação do Grupo Renascer, Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, Grupo de Mulheres Negras Saltenses e AIR José do Patrocínio. O celebrante será o padre José Renilton Fontes. O grupo fica na Rua Floriano Peixoto, 1705 – Jardim Sontag.

Dia 20, quinta-feira, às 19h30, na Sala Palma de Ouro (CEC)
XIII Concurso Zumbi e Dandara – Realização e produção Faces Ocultas Cia de Dança, que elegerá os mais belos negro(a)s e afro descendentes de Salto e Região. Ação integrante do Projeto “Negro Arte e Cultura” com apoio da Prefeitura da Estância Turística de Salto, através do Edital nº 02/2014. Entrada franca. Convites limitados a dois por pessoa, e serão distribuídos uma hora antes do espetáculo.

Dia 21, sexta-feira, às 20 horas, na Sala Giuseppe Verdi
Apresentação do coral “Vozes Afro em Canto”, com regência de Marcos Oliveira. Entrada Franca. A Sala fica localizada na Rua José Galvão, 104 – Centro.

Dia 22, sábado, às 17 horas, na Praça XV de Novembro
Diversas apresentações artísticas. Confirmados: Abada de Capoeira, Cintura de Mola, Dança Afroritmos (Casa da Cultura), Street Dance, Novo Samba e Jatosamba.

Dia 23 de novembro, domingo, às 16 horas, no AIR José do Patrocínio
Roda de Samba “Reviva José do Patrocínio”. Participação da Bateria Show da Escola de Samba José do Patrocínio, Dj Gilson, Samba da Ladeira, Juliana Alves, Serjão e Nó na Madeira e Veruska. O AIR fica localizado na Rua dos Expedicionários Saltenses, 152 – Centro. 

Comentários