Região

Publicado: Quarta-feira, 10 de julho de 2019

Salto lança chamamento público para concessão do Parque das Lavras

O objetivo é que o espaço seja um modelo de gestão sustentável

Crédito: Divulgação/AI Salto Salto lança chamamento público para concessão do Parque das Lavras
Usina de Lavras

A Prefeitura de Salto, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, publicou no dia 3 de julho, no Diário Oficial do Município, edital de chamamento público nº 03/2019, para elaborar o Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) da futura concessão do Parque e Usina das Lavras. O objetivo é receber as propostas para concessão dos serviços de operação, manutenção e gestão do Parque Municipal das Lavras, incluindo o imóvel da desativada Usina das Lavras, e precedida das obras de revitalização e modernização de ambos. Devem ser consideradas também as operações e explorações de atividades turísticas e comerciais, precedida das obras de revitalização e modernização, bem como a produção de energia, conforme especificações e exigências estabelecidas no edital e seus anexos.

O Parque das Lavras inaugurado no dia 22 de março de 1992, conta com um dos núcleos externos do Museu da Cidade de Salto, devolvendo à cidade um pouco mais de sua memória histórica e paisagística, além de manter a concepção contemporânea de lazer e meio ambiente, dando sua parcela de concreta contribuição para a recuperação da vida do Rio Tietê.

Entre os mais interessantes equipamentos construídos no Parque estão um orquidário, onde estão permanentemente expostas à visitação centenas de orquídeas; um relógio solar, inspirado no antigo instrumento utilizado pelos egípcios para marcar o tempo; um playground; mirantes sobre grandes rochas; lago artificial; cachoeiras e quiosques.
O edital ficará aberto para entrega de contribuições até o dia 20 de agosto de 2019, no setor de licitação da Prefeitura, sendo que a abertura ocorrerá a partir das 9h15min, no mesmo dia e local, em sessão pública.

Com a concessão, o espaço deverá garantir a melhor estruturação e requalificação da área; promovendo o turismo, lazer e integração com o ensino tradicional curricular; inserir o Parque das Lavras no Circuito Turístico, como oferta do espaço ideal de Lazer, focando no Circuito Roteiro dos Bandeirantes e ampliando a participação para o Turismo Industrial / Educacional local e também desonerar a Administração Pública, transformando o Parque em unidade autossustentável.

O Edital e seus anexos estão disponíveis para consulta e impressão no sítio eletrônico www.salto.sp.gov.br – licitação, para acesso gratuito, ou para retirada no Setor de Licitação – Secretaria de Administração, situada na Estância Turística de Salto, na Avenida Nove de Julho, n. 1053, Vila Nova, nos dias úteis, das 08h às 16h30min, devendo a interessada comparecer munida de CD regravável, pen-drive ou outra mídia para gravação do arquivo do EDITAL.

Comentários