Região

Publicado: Segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Salto é escolhida para gravação do documentário "Mais Médicos"

Ao todo, 13 municípios foram selecionados.

Crédito: divulgação/AI Salto Salto é escolhida para gravação do documentário "Mais Médicos"
Durante as gravações foi filmado o atendimento prestado no espaço de saúde

Salto foi um dos 13 municípios do país, escolhidos pelo Governo Federal para a gravação do hipervídeo sobre o Programa “Mais Médicos” e “Estratégia Saúde da Família”. O vídeo está sendo produzido pelo Ministério da Saúde por meio da Secretaria de Educação e Gestão do Trabalho.

Nos dias 6, 7 e 8 de novembro, uma equipe da produtora Stúdio 13 de Brasília, formada por quatro profissionais, esteve na cidade. A Clínica de Saúde do Jardim Santa Cruz foi o principal cenário, já que em Salto é uma das primeiras unidades onde foi implantada a “Estratégia Saúde da Família” por meio do Programa “Mais Médicos”.

Além de toda infraestrutura da clínica, também foram filmados o atendimento prestado tanto no espaço de saúde, quanto na casa de pacientes, colhendo depoimentos de pessoas envolvidas com o programa e do prefeito de Salto, Juvenil Cirelli, que na ocasião, falou da importância do “Mais Médico” para a implantação da “Estratégia Saúde da Família” para a cidade.

Objetivo do documentário

O diretor da produtora Stúdio 13, Caetano Curi, afirmou que “O objetivo do hipervídeo é esclarecer, explicar, ampliar os argumentos e conteúdo do programa para estudantes de medicina. O programa compreende três eixos: provimento emergencial, eixo formação médica e mudanças e eixo infraestrutura da rede, e nem todos têm esse conhecimento. Queremos mostrar a realidade do que encontrarão toda a infraestrutura que existe e saberem como funciona, com depoimento de médicos, gestores e pacientes envolvidos e beneficiados com o programa”.

Amigo médico

A dona de casa e paciente da rede, Creuza Maria Muniz Bezerra, 55 anos e moradora do Jardim Santa Cruz há 25 anos, também deu seu depoimento à produtora sobre o atendimento recebido pelo Dr. Roberto Aiello, médico que integra o programa. “Faz uns dois anos que sou atendida pelo Dr. Roberto. Ele é muito mais do que um médico da família, pra mim, ele é um amigo médico. A confiança que tenho nele me ajuda a superar qualquer problema de saúde, porque sei, que tudo que é possível, será feito. O atendimento de toda equipe é 10, sempre sou muito bem atendida”.

Comentários