Região

Publicado: Segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Salto é contemplada com Estação de Monitoramento Climático

Os aparelhos serão doados pelo Instituto Agronômico de Campinas

A Estância Turística de Salto receberá do Instituto Agronômico de Campinas (IAC) uma Estação de Monitoramento Climático para medição de temperatura, umidade do ar e precipitação (chuva), com dados que serão enviados automaticamente para um site, podendo a informação ser acessada por todos.

A informação foi dada pelo Técnico do Centro de Eco fisiologia e Biofísica do Centro Integrado de Informações Agro meteorológicas (CIIAGRO) do IAC, Alan Gomes, para o Engenheiro Agrônomo e Assessor Municipal de Agricultura, Felipe Leonardo Barrios.

Segundo Felipe, para a definição do local para a futura instalação, foi necessário a escolha de uma área aberta (livre de árvores) e distante de cursos d’água (rios, lagos, córregos, etc.), pois estes elementos poderiam interferir nas medições de parâmetros como umidade e temperatura.

“O local escolhido é a base do Departamento Municipal de Trânsito, pois atende todos os requisitos, além de ser seguro para a preservação do equipamento contra vandalismos”, explica Felipe.

O prefeito Juvenil Cirelli comemora a contemplação da Estação de Monitoramento Climático para Salto. “É uma satisfação receber a Estação e de suma importância, visto que com este equipamento permitirá que possamos fazer o histórico climático do município. Com o histórico será possível realizar o planejamento de atividades agronômicas como época de plantio e quantidade de irrigação e para o Poder Público planejar o plantio de árvores e grama”.

A Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Eliana Moreira destaca que o histórico permitirá que os agricultores do município sejam auxiliados com uma aferição mais precisa dos dados meteorológicos, importantes para o cultivo e plantio de suas lavouras. “Este é mais um passo para nossa relação com os agricultores locais, colaborando para que seus cultivos também possam ser preservados das intempéries”.

Informações – a instalação ocorrerá em data a ser agendada pelo IAC por um técnico do próprio Instituto, sem custo algum para o município. O valor dos aparelhos da futura Estação gira em torno de R$50 a R$60 mil.

Depois de instalada a Estação de Monitoramento Climático irá aferir a temperatura, a umidade do ar e as precipitações, e através de um modem específico, enviará as informações para um sistema, onde serão armazenadas em um banco de dados e disponibilizadas no site: www.ciiagro.org.br/ema.

Comentários