Região

Publicado: Sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Salto comemora Luta da Pessoa com Deficiência nos dias 20 e 21

Espetáculo teatral e Festival de Atletismo PCD são atrações.

Salto comemora Luta da Pessoa com Deficiência nos dias 20 e 21
Nando Bolognesi

A Prefeitura da Estância Turística de Salto, junto do Conselho Municipal dos Deficientes de Salto (CMDS) irá promover nos dias 20 e 21 de setembro (sábado e domingo), atividades em comemoração ao Dia da Luta da Pessoa com Deficiência.

No sábado (20), às 19 horas, o evento acontece na Sala Palma de Ouro do Centro de Educação e Cultura Anselmo Duarte, que fica na rua Prudente de Moraes, 580. Haverá participação do Coral do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do Jardim Saltense e apresentação do espetáculo “Se fosse fácil não teria graça”, de autoria e interpretação de Nando Bolognesi. Um intérprete de libras acompanhará o evento.

Essas atividades contam com organização das secretarias municipais de Ação Social e Cidadania (Coordenadoria da Pessoa com Deficiência) e de Cultura.

Já no domingo (21), às 9 horas, acontece o 5º Festival de Atletismo Pessoa com Deficiência (PCD) promovido pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer no Estádio Municipal Amadeu Mosca.

Participarão das atividades as instituições Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Associação dos Deficientes Físicos de Salto (ADEFIS), Associação dos Deficientes Visuais de Salto (ADEVISA), Associação Saltense de Pais e Amigos dos Surdos (ASPAS), CADI Brasil e Instituto ZOOM.

Nessa edição do Festival as categorias serão a partir de seis anos de idade. Corrida 100 e 50 metros, caminhada 100 metros, salto em distância e arremesso de pelota serão as modalidades disputadas.

Os participantes deverão comparecer às 8h30 para o aquecimento, em seguida terá início o cerimonial e às 9 horas as provas.

Sinopse “Se fosse fácil não teria graça”

O espetáculo narra, de forma bem humorada, a trajetória do autor/intérprete, Nando Bolognesi que conta como aprendeu a conviver com as limitações impostas pela Esclerose Múltipla, doença degenerativa, progressiva, incurável e com potencial incapacitante, descoberta nos seus 20 anos de idade.

O ator mescla um relato engraçado, humano e comovente sobre como as pessoas podem transformar dificuldades, limites e crises em alegrias, desafios e realizações com diversas reflexões sobre a vida, a morte, o lugar do ser humano no universo e sua relação com a alteridade.

Comentários