Região

Publicado: Quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Salto certifica 1ª turma de Inclusão Digital formada por servidores

Ação pioneira no município formou 12 funcionários.

Crédito: Divulgação/AI Salto Salto certifica 1ª turma de Inclusão Digital formada por servidores
Servidores públicos receberam certificados

Na manhã do dia 15 de dezembro,12 servidores públicos receberam das mãos do prefeito de Salto, Juvenil Cirelli , a certificação da oficina de Inclusão Digital. Essa é a primeira turma de funcionários públicos a se formar nessa oficina e também os primeiros da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos.

Monitorados por Gaspar Barbosa e Izilda Soares (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo) esses profissionais passaram por 50 horas de formação com foco no uso doméstico. Durante as oficinas, os servidores aprenderam sobre Android, redes sociais, acesso à internet banking e caixa eletrônico. Segundo os monitores, para muitos, esse foi o primeiro contato com o computador.

Durante a entrega dos certificados, o prefeito enfatizou a necessidade dos servidores públicos municipais estarem sempre atualizados e preparados para o mercado de trabalho. “O domínio da tecnologia é o primeiro passo, pois norteia tudo o que fazemos atualmente. Por isso, ofereceremos a vocês essa oportunidade de crescer profissionalmente, de se desenvolverem, seja dentro serviço público ou até mesmo fora dele. Essa é a missão da Casa do Servidor e da Escola de Governo que tem assumido a responsabilidade pela formação de vocês, a de auxiliá-los a crescer”, disse.

O chefe do executivo ressaltou ainda que oficinas como a de Inclusão Digital contribuem para a qualidade do serviço prestado pelo Poder Público. “Antes de sermos trabalhadores, somos moradores dessa cidade. Temos de ter em mente que todo o serviço que realizamos à população, estamos fazendo a nós mesmos. E temos de refletir: Qual tem sido a qualidade do que fazemos?”, indagou.

Segundo o secretário municipal de administração, Daniel Paulino Evangelista, todas as oficinas, cursos e treinamentos realizados pelos servidores públicos estão sendo inseridos no prontuário de cada um. “Estamos criando um banco de dados com essas informações sobre vocês, que muito nos ajudarão no futuro. Iremos criar um plano mínimo de formação para oferecer outros cursos com carga horária maior”, explicou.

Já o secretário municipal de obras e serviços públicos, Paulo Takeyama relembrou sobre outras capacitações oferecidas pela Prefeitura. “A pouco tempo, vários servidores se formaram eletricistas pelo SENAI. Logo iremos oferecer o curso de pedreiro. Nossa intenção é possibilitar a capacitação primeiro, antes de cobrar resultados. E para isso é de extrema importância a inserção digital, pois em qualquer lugar a tecnologia domina. É preciso persistência e prática”, falou.

Também participaram da entrega, representando a Escola de Governo e Gestão Pública, a diretora Mariana Andriole e a coordenadora Stefani Queirantes Arraes e representando a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Daniela Roger.

Comentários