Região

Publicado: Sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Salto alerta sobre a importância do "teste do olhinho"

Até outubro, mais de 1200 exames foram realizados no Hospital Municipal

Crédito: Imagem ilustrativa/Internet Salto alerta sobre a importância do "teste do olhinho"
Teste detecta doenças visuais em fase inicial

A Prefeitura da Estância Turística de Salto em sintonia com as recomendações do Ministério da Saúde alerta sobre a importância da realização do “teste do olhinho” ou “teste do reflexo vermelho” que deve ser realizado nas primeiras 48 horas de vida da criança, como forma de detectar doenças visuais em fase inicial.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde até outubro deste ano, somente no Hospital Municipal Nossa Senhora do Monte Serrat – São Camilo foram realizamos mais de 1200 exames nos recém nascidos. Todos os bebês que nascem no Hospital Municipal realizam o exame com um pediatra de plantão, antes de terem alta.

“É um exame simples e indolor, realizado em menos de cinco minutos por um pediatra treinado. Durante o exame é emitido um foco de luz sobre o olho do bebê, que causa uma percepção de um reflexo vermelho e permite o médico ter um diagnóstico na mesma hora”, explica a Diretora de Departamento da Secretaria Municipal de Saúde, Águeda Brizola Silva.

Águeda explica que caso sejam encontradas alterações durante o teste, elas são encaminhadas para um oftalmologista do Ambulatório de Especialidades Municipal. “Caso o diagnóstico de catarata congênita for confirmado a criança é encaminhada ao serviço de referência, que é o Banco de Olhos de Sorocaba”, destaca.

Comentários