Região

Publicado: Segunda-feira, 23 de julho de 2018

Saltense lançará livro sobre viagem de jipe até o Alasca

Lançamento na cidade deve ocorrer no mês de agosto.

Crédito: KR Comunicação Saltense lançará livro sobre viagem de jipe até o Alasca
Sr. Hugo ao lado do seu jipe atual - uma réplica idêntica do utilizado na aventura

O saltense Hugo Vidal, de 84 anos, lançará na cidade, em breve, o livro “Operação Abacaxi: Flashes de uma Aventura”, da Editora Overlander, que conta sobre sua viagem de jipe, ao lado de dois amigos, até o Alasca.

A publicação, repleta de fotos originais e inéditas, tem uma narrativa descontraída, com fatos e curiosidades da grande aventura, feita em 1955, quando os três jovens tinham apenas 19 anos de idade. “Essa ideia surgiu porque éramos praticantes do escotismo e recebemos a notícia de que, pela primeira vez, o Jamboree – encontro mundial dos escoteiros, que ocorre somente a cada quatro anos - seria realizado na América, e nosso sonho era participar desse encontro”, explicou Hugo.

Sem dinheiro, carro, tecnologia e outros recursos então inexistentes, os amigos partiram em busca de apoiadores para a viagem de mais de 70 mil quilômetros. “Expliquei para meu chefe porque precisaria de uma licença do trabalho, e ele ficou tão radiante com a notícia, pois também havia sido escoteiro, que não só me concedeu a licença como também nos emprestou um jipe, e foi assim que tudo começou. A partir daí, tivemos a ideia de promover a indústria brasileira automobilística, já que naquela época as autopeças tinham a má fama de serem um abacaxi - por isso o nome do livro – e queríamos provar diferente. Dessa forma, obtivemos novos patrocinadores dessa área e, devido a outros inúmeros fatos inesperados, que são narrados no livro, conseguimos meios para esticar o percurso, que inicialmente tinha como destino final o Canadá, até o Alasca”, explica Hugo.

Após um ano e doze dias, os amigos enfim cumpriram toda a viagem e retornaram ao Brasil, sendo recebidos como heróis. “Essa aventura mudou completamente nossas vidas. Foi um recomeço, um virar de página. Infelizmente meus dois companheiros já faleceram, mas costumo dizer que apenas partiram para outra grande viagem, que todos nós faremos um dia”, ressalta Hugo, emocionado.

O lançamento do livro, que ocorreu recentemente em São Paulo, está previsto agora para ser realizado na cidade de Salto, no mês de agosto. 

Comentários