Região

Publicado: Terça-feira, 21 de outubro de 2014

SAAE adota novas estratégias no abastecimento de água

Pressão da rede de distribuição foi diminuída.

Desde o dia 15 de outubro, quarta-feira, em função do nível baixo em que se encontra o Ribeirão Avecuia por conta da estiagem, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Porto Feliz iniciou uma nova etapa de seus serviços de abastecimento, adotando medidas para evitar ao máximo a falta de água.

A pressão da rede de distribuição de água está sendo diminuída em regiões estratégicas, com o fechamento parcial de registros setoriais, para que o consumo geral também diminua, o que proporciona um fôlego extra para o abastecimento do município. Essa ação pode fazer com que algumas residências, especialmente as que não possuem um sistema de reservação particular com caixas d’água, percebam uma quantia reduzida de água, o que popularmente é conhecido como “água fraca”.

Além disso, o SAAE conta com a colaboração de proprietários de terras onde há açudes e tanques, liberando águas que desembocam no Ribeirão Avecuia, o que aumenta a quantidade de água disponível no local da captação.

Não há interrupções no fornecimento de água no momento, porém a situação é crítica. “Estamos trabalhando muito para evitar ao máximo que a população fique sem água no seu dia a dia. Porém a situação atual é muito séria, o nível do Avecuia está baixíssimo, não há previsão de chuvas próximas e ainda tem muita gente desperdiçando água, lavando calçadas, janelas e carros, inclusive com mangueira”, ressalta o superintendente do SAAE, Adilson Steiner.

O SAAE pede que a população tenha consciência da estiagem e que realmente economize água, pois a colaboração individual é muito importante neste momento.

Comentários