Região

Publicado: Segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Reuniões Semanais de Combate ao Tabagismo acontecem em Porto Feliz

Encontro realiza orientações sobre a dependência do tabaco.

Crédito: divulgação/Prefeitura de Porto Feliz Reuniões Semanais de Combate ao Tabagismo acontecem em Porto Feliz
Reuniões são feitas entre grupos de 10 a 16 membros dependentes do cigarro

Em Porto Feliz, são realizadas no ESF Dr. Antonio Pires de Almeida, reuniões semanais entre grupos de 10 a 16 pessoas, com o objetivo de discutir a dependência ao tabaco e dar orientações sobre o modo de largar o vício para os fumantes que participam desses encontros.

Durante o tratamento, podem ser usados os adesivos antitabaco ou, ainda, medicamentos, como o Bupim (remédio antitabagismo). Todo esse processo é acompanhado por médicos e profissionais de saúde.

Desde o seu inicio, o programa já teve resultado. Na Unidade de Saúde da Popular, seis pessoas deixaram o vício do fumo. Agora, estas pessoas se reúnem mensalmente.

Um dos casos mais emblemáticos do sucesso da iniciativa é o do seu Aparecido das Neves, que deixou de fumar após participar das reuniões. Ele tem 75 anos, do qual 61 foram com o vício do tabaco.

Na ocasião, a representante da EMS Medicamentos de Sorocaba, Adriana Brun, trouxe amostras grátis do medicamento Bupim para as pessoas que fazem parte do grupo.

Além das orientações durante as reuniões, foi apresentado também, um vídeo mostrando os malefícios que o cigarro faz em nosso organismo e os benefícios, quando a pessoa para de fumar.

Os interessados nas reuniões devem procurar A Secretaria de Saúde do município ou procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima do seu bairro.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o fumo é o fator casual de 50 doenças diferentes, destacando-se as cardiovasculares, o câncer e as doenças respiratórias obstrutivas crônicas.

O cigarro também é prejudicial ao meio ambiente, à ecologia e aos seres humanos. As estatísticas demonstram que 45% das mortes por infarto do miocárdio, 85% das mortes por doença pulmonar obstrutiva crônica (enfisema), 25% das mortes por doença cérebro-vascular (derrames) e 30% das mortes por câncer podem ser atribuídas ao cigarro. Outro dado alarmante é de que 90% dos casos de câncer do pulmão têm correlação com o tabagismo. A cada dez segundos um fumante morre no mundo. Em média, fumar diminui em cerca de 8 anos a vida de uma pessoa.

Comentários