Região

Publicado: Quarta-feira, 27 de julho de 2016

Projeto "Todos Podem ser Frida" terá duas intervenções em agosto

Ações serão realizadas na Sala Giuseppe Verdi em Salto.

Crédito: Camila Fontenele Projeto "Todos Podem ser Frida" terá duas intervenções em agosto
A Exposição fotográfica poderá ser apreciada gratuitamente

Como parte do projeto "Todos Podem ser Frida", além da mostra de quadros que compõe a exposição sobre o tema, será realizada também durante o mês de agosto, duas intervenções em Salto.

Programadas para acontecer nos dias 6 e 20 de agosto, ambos no sábado, às 9h, na Sala Giuseppe Verdi (local que também abriga a exposição). Na oportunidade, a fotógrafa e criadora do projeto, Camila Fontenele, recriará a imagem de Frida Kahlo em pessoas comuns, que tenham interesse em participar gratuitamente.

A exposição

A exposição "Todos Podem ser Frida" foi aberta na noite de 22 de julho, com um evento que teve participação de duas bailarinas da Faces Ocultas Cia de Danças. A vinda da mostra é fruto de uma parceria com o Museu da Diversidade Sexual de São Paulo, instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura, e que realiza ações importantes para o debate acerca da igualdade de direitos para a comunidade LGBTT, além de questões relacionadas ao debate de gênero.

O projeto

O projeto idealizado pela artista Camila Fontenele de Miranda, teve início com intervenções na cidade de Sorocaba, em 2013, chegando ao Museu da Diversidade Sexual em 2014, quando ficou em cartaz de novembro a fevereiro de 2015. Além de Sorocaba e São Paulo, a exposição já andou por outros dois estados brasileiros e, em setembro de 2015, foi exposta na cidade de Caserta, na Itália.

O estudo e as fotos oficiais do projeto foram feitos de junho de 2012 a julho de 2013. A produção foi realizada por artistas plásticos convidados pela idealizadora do projeto e os modelos todos do sexo masculino. A inversão de papéis e gênero foi propositalmente escolhida para mostrar que a imagem da Frida está presente nas várias nuances do ser humano.

Além disso, essa questão está totalmente ligada aos rumores de sua bixessualidade. A transgressão da figura masculina nos ensaios fotográficos é disseminada de uma maneira poética e feminina, traçada por cinco fatos mais impactantes da vida da artista mexicana Frida Kahlo: "Frida por Inteiro", "O Amor de Frida", "A Dor de Frida", "As Cores de Frida" e "O Aborto de Frida".

Visitação

A mostra poderá ser apreciada até o dia 21 de agosto (domingo), de terça-feira a domingo, das 9h às 17h.

Serviço:
Local: Sala Giuseppe Verdi
Endereço: Rua José Galvão, nº 104, no Centro - Salto/SP
(11) 4029-3473

Comentários