Região

Publicado: Sexta-feira, 1 de julho de 2016

Projeto "Raíz Social" é lançado oficialmente em Salto

Ação é baseada nos princípios da Segurança Alimentar e Nutricional.

Crédito: Divulgação/AI Salto Projeto "Raíz Social" é lançado oficialmente em Salto
Projeto já está beneficando a Casa Naim e o Lar Frederico Ozanam

A Prefeitura de Salto lançou oficialmente na tarde de 30 de junho, na Casa Naim, o projeto "Raíz Social".  Implantado pela Secretaria de Ação Social e Cidadania, o projeto é baseado nos princípios da Segurança Alimentar e Nutricional estabelecidos pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

A ideia principal do projeto é estabelecer parceria com redes de supermercado para recolhimento de frutas, legumes e hortaliças "descartadas" das gôndolas em suas lojas, devido às exigências do padrão de venda, mas que ainda estão em boas condições para consumo.

A rede de supermercados Sonda foi a primeira empresa a aderir o projeto, que já estava sendo desenvolvido a cerca de um mês de forma experimental. As entidades beneficiadas foram a Casa Naim e o Lar Frederico Ozanam.

Na Casa Naim as entregas são feitas às quintas-feiras. Já no Lar Frederico, os produtos são entregues às segundas-feiras.

Durante o evento, além de explicar a forma como o projeto funciona, a secretária de Ação Social e Cidadania Lucília Barbosa de Jesus, disse que a intenção é que outros supermercados também possam aderir ao projeto, beneficiando desta forma outras entidades, já pré-cadastradas como APAE, Casa da Criança e Casa de Belém.

Em sua fala, o prefeito de Salto, Juvenil Cirelli, enalteceu o trabalho e agradeceu ao representante do grupo Sonda, o sub-gerente Adriano Lopes Viana, pela parceria. Falou também que espera que outras redes se sensibilizem pelo projeto e também a abracem. Desta forma, ajudarão e muitos estas entidades.

Representando a Casa de Naim, a diretora Dhannielle de Camargo Armelim Fróis, contou como foi o primeiro mês e que todos os dias, as crianças têm comido no café da manhã, salada de frutas, o que não acontecia antes. Disse também, que a doação que recebem semanalmente, está dando certo para a necessidade de consumo do local.

José Fernando Marzullo, representante do Lar Frederico Ozanam, disse que a entidade também está satisfeita com a parceria e que esta ação, tem ajudado muito.

O projeto "Raíz Social", idealizado por Larissa Rink Caveden e Érica Elisabete Abächerly, tem parceria com as secretarias de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, e da Saúde.

Comentários