Região

Publicado: Quarta-feira, 1 de abril de 2015

Projeto "O Voo da Anhuma" atende cerca de 1300 estudantes de Salto

Encontros foram feitos com turmas de 11 diferentes escolas.

Projeto "O Voo da Anhuma
Autora palestra na Escola Estadual "Iracema Pinheiro Franco"

O “O Voo da Anhuma”, um dos projetos contemplados pelo Edital da Cultura, realizado pela Prefeitura de Salto, chegou ao fim. Foram realizados 18 bate-papos, com 38 turmas (sendo a maioria dos atendimentos para quintos anos) entre quatro escolas estaduais, seis municipais e uma faculdade (para estudantes de áreas ambientais), totalizando aproximadamente 1300 estudantes diretos atendidos. Todas as demais escolas, entidades e pontos turístico-culturais receberam exemplares do livro, panfletos/marcadores e cartazes.

O livro e as três canções que o acompanham (“Diversidade”, “Gaia” e “É preciso nos amar”) estão disponíveis para download gratuito e livre no site www.ogatori.com.br. Além disso, o site tem resenhas e fotos de todos os encontros realizados com os estudantes.

As escolas receberam os exemplares trabalharam o livro com os alunos e posteriormente a autora Carolina Padreca visitou as turmas, surpreendendo-se com a qualidade dos projetos apresentados por eles, sem contar no enorme carinho que dedicaram a ela. A Escola Estadual “Iracema Pinheiro Franco” trabalhou a inclusão digital: os alunos leram a versão digital do livro, e somente na visita, a escola recebeu exemplares que ficarão na Biblioteca. Durante todos os encontros, além de questionarem sobre assuntos pertinentes à temática do livro, muitos queriam saber como é escrever um livro, ser uma escritora, fato que Carolina não esperava.

O sucesso do projeto foi tanto que nos dias 25 e 26 de outubro o espetáculo “O Voo da Anhuma” será reapresentado em três sessões (na Sala Palma de Ouro do Centro de Educação e Cultura, em Salto).

A autora garante que mesmo com o final do projeto continuará visitando escolas que se propuserem a estudar o livro “O Voo da Anhuma”, pois para ela “é muito importante que as crianças abracem o Meio Ambiente como um assunto importante e real. Além disso, é extremamente satisfatório saber que o livro mostra aos estudantes um pouco sobre a história da nossa cidade!”. As escolas que tiverem interesse podem entrar em contato pelo e-mail [email protected].

Sobre o projeto

O livro infanto-juvenil “O Voo da Anhuma”, que trata da importância do Rio Tietê para o desenvolvimento da região, desde a época dos índios até a situação caótica atual, foi lançado no Memorial do Tietê em dezembro de 2014.

A primeira etapa do projeto contou com a adaptação do texto, a elaboração das ilustrações, diagramação, revisão, edição, publicação e lançamento de 2 mil exemplares físicos do livro; além de e-book e três canções originais (que são disponibilizados de forma livre e gratuita na internet). A segunda etapa contou com a distribuição dos exemplares, divulgação do material online, como também diálogos com estudantes de 11 escolas da cidade de Salto/SP.

O objetivo do projeto é incentivar a leitura, disseminar a importância da valorização e do respeito ao Meio Ambiente, além de fornecer materiais para que os professores e os pais trabalhem o tema, com direito a canções e material ilustrado (para pintar). Outro diferencial da ação que une literatura, música, artes visuais e ecologia, é que todas as pessoas de qualquer parte do mundo podem ter acesso e baixar gratuitamente o livro e as canções (www.ogatori.com.br).

O projeto conta com a seguinte equipe: Carolina Padreca (redação, ilustração e letras das canções), Haydé Pedrina (revisão), Adriana Trevisan (diagramação), Marcos Eduardo Oliveira (composição, gravação e edição das canções) e Anna Lis Lewis Izar (interpretação das canções). A editora responsável pela concretização deste trabalho é a Schoba, e o patrocínio da Prefeitura da Estância Turística de Salto, por meio da Secretaria de Cultura.

Sinopse

“O Voo da Anhuma” trata a problemática do Rio Tietê, desde seus momentos de glória, até os dias atuais. A história é narrada pela anjinha Gaia, na voz de duas crianças que, lendo o livro, conseguem imaginar toda a história. A passarinha Elise (da espécie das anhumas) volta ao local de origem da família (rio Tietê) e se assusta em ver as terríveis condições do local. Taperás, Garça, Planta Aquática e Gaia fazem com que ela mergulhe no passado e possa ver de perto como tudo aconteceu.

O livro é uma adaptação do espetáculo musical homônimo, resultado interdisciplinar das oficinas de teatro, dança, canto, violão, artes cênicas e cenografia do Ponto de Cultura – Espaço Cultural Barros Junior, que foi estrelado apenas por crianças e adolescentes (cerca de 80 entre 7 e 14 anos), que fizeram dos palcos, em mais de 10 diferentes sessões, locais de magia e encantamento. 

Comentários