Região

Publicado: Sexta-feira, 1 de julho de 2016

Projeto "Navio Atavos" realiza oficinas de bordado em Salto

Material produzido ficará exposto na Biblioteca Municipal.

Crédito: Divulgação/AI Salto Projeto "Navio Atavos" realiza oficinas de bordado em Salto
O Projeto é voltado ao grupo Grupo de Mulheres Negras Saltenses Nyota

O Projeto "Navio Atavos", um dos contemplados pelo Edital de Cultura nº01/2016 da Prefeitura de Salto realizou, na tarde de 29 de junho, a terceira da série de oficinas de bordado que fazem parte do projeto, na Casa da Cultura.

O projeto, voltado ao grupo Grupo de Mulheres Negras Saltenses Nyota, consiste em diversas rodas de conversa (apresentação, discussão e sensibilização do poema "Navio Negreiro", de Castro Alves), oficinas de bordados para elaboração de um painel artístico, o qual ficará exposto na Biblioteca Pública Municipal de Salto.

A proponente do projeto, Pola Fernandez explicou que: "O projeto tem como foco trazer uma reflexão ao grupo sobre seus antepassados e através do poema de Castro Alves - ‘Navio Atavos’, sensibilizá-las para este trabalho artístico. Cada participante, escolheu um trecho do poema e irá bordá-lo. Quando todos estiverem prontos, serão fixados neste painel maior".

Pola falou também do período das oficinas: "As oficinas para a confecção do painel serão feitas até o mês de setembro. Assim que terminado o nosso painel, haverá uma exposição na Biblioteca. Após este período, o trabalho ficará aqui na Secretaria de Cultura", finalizou.

Exposição

Paralelo ao projeto, a fotógrafa Pola Fernandez em parceria com o Grupo Mulheres Negras Saltenses Nyota, realizou em Santiago do Chile (Centro de Cultura Estación Mapocho), de 26 de maio a 27 de junho, a exposição "Atavos". O Projeto foi contemplado na Convocatoria de Artes Visuais do ano passado.

A mostra fala em imagens fotográficas sobre a ancestralidade. Assim explica Pola: "Cada integrante do grupo, escolheu uma imagem antiga, de uma suposta escrava do Século XIX, para ser fotografada junto a ela. É disso que fala 'Atavos', do encontro de duas gerações com um passado triste e um presente cheio de dignidade e ternura".

Segundo a fotógrafa, a exposição foi prestigiada por um bom público, diverso, e teve muita repercussão, "já que o assunto é interessante para um país que não teve imigrantes vindos de países africanos e não existiu a escravidão como em outros países da América".

O Edital

O Edital de Cultura nº 01/2016, da Prefeitura da Estância Turística de Salto contemplou 12 projetos, que serão desenvolvidos na cidade nos próximos meses visando as diversas ações culturais: Dança, Audiovisual, Artes visuais/Culturas Tradicionais, Multimídia, Teatro, Música/ Cidadania, Literatura, Música, Culturas Populares, Artes Circenses e Arte Urbana.

Além do "Navio Atavos", foram contemplados os seguintes projetos: "Música + Cidadania + Skate = ?", "Folcloreando", "Salto, por que me encanta? - Histórias imperdíveis sobre a terra de Tavares", "Kombinação", "Caravana de Palhaços", "Entrei na Roda do Folclore Brasileiro", "Oficinas Kimera Filmes 2016", "Trincado", "Música raiz - Herança Cultural - Orquestra de Violeiros Saltenses", "Coletânea Hip Hop - Pátria Nossah" e "Festival Curta Teatral Taperá".

Este é o terceiro Edital voltado à Cultura realizado pelo governo Juvenil/Jussara. Com este, totaliza-se um investimento de R$750 mil, em projetos artísticos-culturais. Ao todo, 31 projetos foram beneficiados nessas três edições, tendo sido 24 de forma direta e 7 por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

Comentários