Região

Publicado: Quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Programação variada e participação popular marcam o Carnaval Saltense

Foram quatro dias de muita festa e cerca de 14 mil foliões.

Crédito: divulgação/AI Salto Programação variada e participação popular marcam o Carnaval Saltense
Público durante o desfile dos Bonecões da Barra no carnaval

O Carnaval saltense, promovido pela prefeitura entre os dias 6 e 9 de fevereiro, contou com quatro dias de folia e uma programação variada que reuniu crianças, jovens, adultos e idosos.  A folia ocorreu no Circuito Casa da Cultura/Barra e Pavilhão das Artes - Praça Archimedes Lammoglia.

Organizada pela Secretaria de Cultura, a programação foi aberta na noite de 6 de fevereiro, com o desfile de seis Blocos Carnavalescos e Bonecões da Barra. Devido à chuva que caiu na cidade no fim da tarde, o desfile começou com aproximadamente uma hora de atraso, tempo suficiente para os foliões chegarem à Casa da Cultura para acompanhar o evento. Diferente do que havia sido programado (novamente em virtude da chuva, que voltou a cair), o desfile dos Bonecões foi intercalado ao dos Blocos, o que não afetou em nada o brilho do evento.

A tradicional Banda Gomes-Verdi, durante todo o trajeto, animou o público tocando as tradicionais marchinhas carnavalescas. Completado o circuito, já no Pavilhão das Artes, teve início o baile popular, com a Bateria Majestade Samba Chic, que empolgou a todos presentes. Também subiu ao palco nesta noite, o grupo Novo Samba.

No dia seguinte, 7 de fevereiro, no Pavilhão das Artes, a programação teve início mais cedo, com uma matinê. Além da aula de zumba, foi oferecida para as crianças pintura facial. Nesta data, a animação ficou por conta do Dj Smith, das bandas Gomes-Verdi e Livre Acesso, e Grupo Samba B.

Na segunda-feira, dia 8 de fevereiro, no mesmo local, a programação foi direcionada ao baile popular, o qual foi animado pelos grupos Melhor Assim, Mais Ke Um Lance e pela banda Status. Estima-se que esta noite foi a que reuniu um público maior, com pico de quatro mil pessoas.

Por fim no dia 9 de fevereiro, último dia do carnaval também no Pavilhão das Artes, ainda no período da tarde (matinê), foi promovido um Encontro de Blocos e Bonecões da Barra e oferecido as crianças novamente pintura facial. Na oportunidade, foi entregue a representantes dos blocos participantes (Barros Jr, Santa Fé, Samuca, Girafa, Tome Cheirosa e Santa Loucura), o troféu Bonecão de Ouro. Neste último dia de carnaval, a animação ficou por conta do DJ Roger, do Grupo Ousadia e Jatosamba.

Para o secretário de Cultura, Marcos Pardim, o resultado do Carnaval 2016 foi positivo: "Nos 4 dias tivemos bom público, sendo que segunda-feira, por não ter ocorrido chuvas foi o dia em que mais tivemos concentração de público, com pico de quase 4 mil pessoas. Cabe ao Poder Público dar opções e segurança e isto cumprimos".

Pardim falou também das matinês, dos Bonecões e Blocos: "As matinês, uma novidade, também contaram com um bom público e os Bonecões, na terça-feira, foram um diferencial para a criançada, que pode brincar à vontade com alguns deles e apreciar os demais. Também os blocos, em número de 6, ajudaram a dar espontaneidade ao carnaval. A Banda Gomes-Verdi, como sempre, um show à parte e as atrações dos bailes carnavalescos noturnos deram conta do recado, mantendo o pique e proporcionando alegria aos foliões".

Já o prefeito de Salto, Juvenil Cirelli, citou a segurança: "Fico muito feliz que tudo o que planejamos tenha dado certo. Nenhuma ocorrência foi registrada. Oferecemos à população um carnaval com diversas atrações, mantendo a tradição e, o mais importante, com segurança para toda nossa gente".

Os Bonecões

Dos 29 Bonecões, 13 foram para as ruas, sendo quatro novos: carnavalesca Dona Cida (Aparecida Marques Alexandre - in memorian) e os três Minions, que fizeram a alegria da criançada. "Devido à chuva, acabamos tendo uma baixa no número de voluntários que conduziriam os Bonecões, mas isso não afetou a beleza da festa", explica Pardim.

O empresário João Gabriel Mazzoneto Mestieri, que prestigiou o desfile acompanhado pelas filhas Antonia (10 meses) e Angelina (seis anos), pela esposa Luciana e por mais familiares, disse que valeu a pena ter ido prestigiar o desfile: "Nós sempre acompanhamos o desfile dos Bonecões. A Antonia adorou e a Angelina nem precisou convencer - ela gosta e sempre espera para ir. Valeu a ida!".

Quem também aprovou o desfile foi o publicitário Fabiano Bernardi, que levou o filho Gustavo (seis anos) ao desfile. "Sempre trago ele para ver o desfile dos Bonecões e gostei do que vimos. Do ponto de vista cultural foi bem bacana. No quesito segurança, creio que tenha sido muito bom, já que vi que estava sendo tudo monitorado, disse Bernardi."

Público

Segundo estimativa da Secretaria de Defesa Social, cerca de 14 mil pessoas prestigiaram o Carnaval saltense nos quatro dias de festa. Segundo o secretário que responde pela pasta, Cel Adilson Marinho, apenas no sábado, devido à chuva, houve um número menor de participantes - cerca de 2500 pessoas.

DST e Dengue

Duas equipes da Secretaria de Saúde estiveram no Pavilhão das Artes - Praça Archimedes Lammoglia, nos dias de folia realizando ações preventivas de combate à Dengue e das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs). Além dos folhetos que foram entregues à população, a equipe da DST ainda disponibilizou um kit folia. 

Comentários