Região

Publicado: Sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Porto Feliz promove Semana de Incentivo à Leitura

Escolas da cidade realizaram diversas atividades.

Porto Feliz promove Semana de Incentivo à Leitura
Alunos da EMEF Vilma Fernandes visitaram a Cidade dos Velhinhos

Nesta semana, a Prefeitura de Porto Feliz, através da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, realiza a 4ª Semana de Incentivo à Leitura em todas as escolas do município. Diversas atividades estão sendo realizadas com o objetivo de aumentar o hábito da leitura e da escrita entre os alunos e a comunidade em geral.

Na EMEF Coronel Esmédio, no Centro, os alunos programaram visitas à Biblioteca Municipal e ao 1º Festival Literário de Porto Feliz, o Fliporto, promovido pelo Grupo Sarau na Casa. O festival tem por objetivo incentivar e valorizar a criação literária e promover a revelação de poetas porto-felicenses. De acordo com a direção da escola, as crianças também foram incentivadas a criar hábitos de leitura durante o recreio, além de reforçar outras atividades que são realizadas semanalmente na unidade.

A EMEF Vilma Fernandes Antonio, no Jardim Vante, organizou uma visita dos estudantes à Cidade dos Velhinhos. As crianças fizeram a leitura de contos do escritor Machado de Assis e conversaram com os idosos da entidade.

A EMEF Domingos de Marco, no Bepim, realizou saraus com o tema “Porto Feliz e a Literatura”, que contou com a participação dos escritores porto-felicenses Samantha Holtz, autora do romance “O Pássaro”, e Eduardo Juliano Bello, autor da obra infanto-juvenil “As Aventuras do Palhaço Sardinha”.

A Semana de Incentivo à Leitura foi criada pelo prefeito Cláudio Maffei em julho de 2008 através da Lei Municipal nº 4.609. Ela acontece sempre na semana próxima ao Dia Municipal do Livro, comemorado em 29 de outubro. O prefeito Maffei inclusive participou da Semana da Leitura deste ano. No dia 23 de outubro, Maffei esteve na EMEF Vereador Carlos Roberto de Oliveira, na Água Branca, quando falou aos estudantes sobre seu livro de poesias “Palavras do Sertão” (lançado em 2011) e também sobre a importância e o prazer da leitura.

Premiações

Na próxima terça-feira, dia 30 de outubro, a Prefeitura fará a entrega do prêmio “Pedro José Moreau de Educação 2012”, que homenageia os profissionais que se destacaram da Educação em Porto Feliz durante o último ano. Anualmente, são premiados dois funcionários da rede de Educação – envolvendo as escolas públicas municipais e estaduais, além das unidades particulares. Os próprios trabalhadores das escolas elegem os vencedores. O prêmio foi criado através da Lei 4.658, de dezembro de 2008. O evento acontece no Espaço Cultural “Olair Coan” (rua João Gastardelli, nº 38, bairro Água Branca), às 19 horas.

Na ocasião, serão premiados ainda os alunos vencedores da fase municipal da das Olimpíadas de Língua Portuguesa em quatro categorias: Poema, Memórias Literárias, Artigos de Opinião e Crônica. Os textos vencedores seguirão para a fase estadual da competição.

Além disso, também serão homenageados os alunos vencedores da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), que conquistaram 44 medalhas para Porto Feliz, entre ouros, pratas e bronzes, e da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), na qual a cidade conquistou uma prata e um bronze.

Biblioteca Municipal

A Biblioteca Municipal de Porto Feliz atualmente possui um acervo com cerca de 20 mil títulos, registrando a frequência de cerca de 1.200 usuários todos os meses, entre pessoas que vão até o local para emprestar livros ou fazer leituras e pesquisas.

O funcionamento da Biblioteca Municipal é de segunda à sexta-feira, das 8 às 16h30. O endereço é Praça Coronel Eugênio Motta, 86, no Centro da cidade.

Comentários