Região

Publicado: Quarta-feira, 16 de março de 2011

População de Indaiatuba entra em alerta contra sarampo

Após casos confirmados em Campinas, região se mobiliza.

No dia 14 de março, a Secretaria do Estado emitiu um alerta para que as pessoas que forem viajar ao exterior ou outros Estados brasileiros tomem a vacina contra sarampo, caso estejam com a imunização atrasada.

A ação preventiva tem como objetivo evitar que a doença retorne ao estado, considerando a confirmação recente de um caso de sarampo no município de Campinas, que é o primeiro caso registrado no estado desde 2005.

As unidades de Saúde do município de Indaiatuba farão uma busca para identificar as crianças que estão com o esquema vacinal atrasado e os pais ou responsáveis serão avisados para que levem seus filhos à unidade mais próxima da residência e façam a atualização.

De acordo com informações do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde, para crianças entre 1 e 6 anos de idade, a primeira dose deve ser ministrada aos 12 meses e a segunda, entre 4 e 6 anos. Crianças com 7 anos ou mais e adolescentes devem receber duas doses da vacina com intervalo de 2 meses, sendo o intervalo mínimo de 30 dias. Já as pessoas entre 20 e 50 anos de idade [nascidos a partir de 1960] precisam tomar apenas uma dose.

A Secretaria de Saúde orienta que aqueles que estiverem com dúvidas se já tomaram ou não a vacina, devem procurar a unidade de Saúde mais próxima para avaliação do cartão de vacinação. Caso não tenham cartão, na dúvida, receberão a vacina. Os profissionais de Saúde também serão imunizados.

A vacina contra o sarampo é chamada tríplice viral e também protege contra a rubéola e a caxumba.

Comentários