Região

Publicado: Terça-feira, 7 de julho de 2015

Planetário de Campinas terá programação especial de férias

Curso de astronomia e mostras são as opções!

Crédito: Arquivo/PMC Planetário de Campinas terá programação especial de férias
Painéis também mostram os planetas do Sistema Solar

O Planetário de Campinas está com uma programação especial de férias. Entre as opções estão a “Viagem pelo Sistema Solar”, “Mostra de painéis astronômicos” e o “Curso de Iniciação à Astronomia”. O Planetário fica no Parque Portugal, entrada pelos portões 5 e 7 (Av. Dr. Heitor Penteado, s/nº). Mais informações sobre as atividades podem ser obtidas pelo telefone (19) 3252-2598.

Para o “Curso de Iniciação à Astronomia” estão sendo oferecidas 50 vagas e vai abordar tópicos como “História da Astronomia”, “A Terra e a Lua”, “O Sistema Solar” e “O Sol, as estrelas e as Nebulosas”. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo telefone (19) 3252-2598. Os participantes devem ter mais de 12 anos e terem concluído o 2º ciclo do Ensino Fundamental. As aulas serão do dia 20 a 24 de julho, segunda a sexta-feira, das 19 às 21 horas.

Quem optar pela “Viagem pelo Sistema Solar” fará um passeio pelos planetas e estrelas. Segundo André Henrique Milan Rolim, responsável pelo Planetário, os participantes terão a impressão de questão vendo um céu estrelado. As sessões serão a partir do dia 12 de julho, às terças e quintas-feiras, às 15h30. A venda dos ingressos, feita na bilheteria do local, terá início 30 minutos antes da sessão.

Para finalizar, a “Mostra de painéis astronômicos” contará com três temas. No primeiro, “Modelos pedagógicos de astronomia e equipamentos astronômicos” os visitantes conhecerão oito equipamentos astronômicos, entre eles Telescópio Galileano, globos terrestres e Telescópio Newtoniano.

Com painéis fixados nos vitrôs do halll do Planetário, “Universo” traz a representação dos planetas do Sistema Solar e de um ônibus espacial. Por fim, “As cores e formas do Universo” conta com 20 painéis expostos em cubos, com fotos, tiradas pelo telescópio Huble, de outras galáxias e várias nebulosas, como a Nebulosa do Caranguejo. Todos os painéis da Mostra estão expostos no hall do Planetário.

De acordo com Rolim, a programação do Planetário é uma ótima opção para as férias. “Nossas atividades atraem públicos de todas as idades, porque o planetário é um lugar onde a imaginação se confunde com a realidade”, disse.

Confira a programação completa:

“Mostra de painéis astronômicos” (sem visita guiada)

No aguardo para o início da sessão de planetário, o visitante pode circular pela exposição.

Tema: “Modelos pedagógicos de astronomia e equipamentos astronômicos”: 8 equipamentos astronômicos, por exemplo Telescópio Galileano, Globos terrestres etelescópio Newtoniano.

Tema: Painéis temáticos “Universo”- fixados nos vitrôs do hall do Planetário. Nos painéis são mostrados os planetas do Sistema Solar e um ônibus espacial.

Tema: “As cores e formas do Universo” = 20 painéis expostos sobre cubos. Nestes painéis são mostrados fotos, tiradas pelo telescópio Hubble, de outras galáxias e várias nebulosas como a Nebulosa do caranguejo

Local: Hall do Planetário de Campinas

Planetário de Campinas (entrada portão 7 e 5)

Av. Dr. Heitor Penteado s/n° - Parque Portugal

“Viagem pelo Sistema Solar”

Quando: terças e quintas-feiras do mês de julho (12 a 30/7)

Horário: 15h30

Lotação máxima por sessão: 59 pessoas

Responsável: Planetarista

Ingressos: Venda de ingresso no local 30 min. antes

Local: Planetário de Campinas (entrada portão 7 e 5)

Av. Dr. Heitor Penteado s/n° - Parque Portugal

“Curso de Iniciação à Astronomia”

Quando: segunda à sexta-feira, 20 a 24 de julho de 2015

Horário: 19h às 21h

Autor: Renato da Silva

Publico alvo: Acima de 12 anos, tendo completado o 2º ciclo do Ensino Fundamental

Lotação máxima para o curso: 50 pessoas

Local: Planetário de Campinas (entrada portão 7 e 5)

Av. Dr. Heitor Penteado s/n°- Parque Portugal

Temas: Curso de astronomia com abordagem dos seguintes tópicos: - História da Astronomia, A Terra e a Lua, O Sistema Solar, O Sol as Estrelas e as Nebulosas.

Inscrições pelo telefone (19) 3252-2598

Comentários