Região

Publicado: Sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Parque do Lago receberá melhorias de infraestrutura em março

Reforma foi anunciada em entrevista coletiva.

Crédito: Prefeitura de Salto Parque do Lago receberá melhorias de infraestrutura em março
O prazo previsto para término da reforma é de 12 meses

A partir da primeira semana do mês de março, o Parque do Lago, em Salto, passará por melhorias de infraestrutura. A reforma foi anunciada pelo prefeito e pela vice-prefeita da cidade, Juvenil Cirelli e Jussara Vilaça, em entrevista coletiva na manhã de 19 de fevereiro, quando foi assinada a ordem de serviço para início das intervenções que compõem a 1ª etapa da reforma do espaço.

“Desde 2013 o Parque do Lago vem recebendo intervenções sob um olhar diferenciado por parte da Prefeitura, que tem se preocupado com a preservação do espaço enquanto promotor de convivência com a natureza”, salientou Juvenil Cirelli. “Essa primeira etapa de intervenções no Parque é mais voltada para obras primordiais de infraestrutura, ficando o trabalho mais elaborado, que necessita de licença ambiental, para uma segunda etapa”, explicou.

Segundo a Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Eliana Moreira, serão investidos no local mais de R$ 1,467 milhão em recursos do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (DADE) e contrapartida da Prefeitura. O projeto, apresentado pelo Secretário de Desenvolvimento Urbano, Luciano Oliveira Santos, prevê a construção de mais 92 vagas de estacionamento, incluindo três preferenciais; rampas de acessibilidade; reforma com adaptação para acessibilidade dos sanitários; reforma do piso e ampliação do alambrado da quadra poliesportiva; manutenção, drenagem e substituição do alambrado da quadra de areia.

Também serão instaladas três linhas de drenagem na Rua Padre Bento, que vai evitar o escoamento de terra e areia para o lago em dias de chuva, além da colocação de mais de mil metros lineares de cerca ecológica para inibir o acesso de capivaras ao interior do Parque. Segundo Mauricio Garcia Prado, diretor da Construdaher Construções (que vai executar a obra), o prazo previsto para término da reforma é de 12 meses.

Santuário de Aves

Convidados pela Prefeitura à entrevista coletiva, os membros do grupo “Fotógrafos Saltenses”, Carlos Malimpensa e Luiz Gentile, informaram já terem sido encontradas no Parque do Lago cerca de 100 espécies de aves, das aproximadamente 240 já registradas em Salto no WikiAves. O site tem conteúdo interativo, direcionado à comunidade brasileira de observadores de aves, fornecendo gratuitamente ferramentas avançadas para controle de fotos, sons, textos, identificação de espécies e comunicação entre observadores.

“Já fotografamos o frango d’água azul e a asa branca que não eram comuns ali e agora moram no Parque do Lago”, contou Luiz Gentile. “Já registramos o pardal do nordeste e o cabeça seca, também típico do nordeste, que já aparecem há uns três anos, além do gavião caramujeiro, que se alimenta das plantas do lago”, completou.

Os fotógrafos também afirmaram já terem registrado a presença de outras espécies de animais como lagartos, preás, ratão do banhado, entre outros. Recentemente, Carlos Malimpensa, mais conhecido como Casca Carlinhos, registrou a presença do felino jaguarundi. “Tive a sorte de conseguir estar próximo ao local por onde esse animal, raramente encontrado nessa região, estava de passagem”, explicou. “Nos últimos dois anos, o Parque tem se tornado refúgio de diversos animais, antes não encontrados lá, e isso comprova que esse novo olhar dado pela Prefeitura está no caminho certo”, completou Carlinhos.

“Temos o maior cuidado possível com o manejo das plantas aquáticas do lago, pois servem de alimento e refúgio para diversas aves. Por isso, não podemos retirar completamente essa vegetação, que para muitos parece sujeira, mas não é”, ressaltou o Secretário Municipal do Meio Ambiente, João De Conti Neto. Ele reforçou ainda que por se tratar de uma Área de Preservação Permanente (APP), existem critérios em relação à limpeza que devem ser observados para não afugentar os animais silvestres que vivem no Parque, responsáveis também pela disseminação de sementes e conservação da flora.

A Prefeitura está registrando as espécies encontradas no Parque do Lago junto à Secretaria Estadual do Meio Ambiente e a Coordenação-Geral da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNbio). A reforma também prevê a instalação de painéis informativos sobre a fauna do Parque do Lago e ampliação das visitas educativas de escolas ao local, assim como divulgação do espaço enquanto um santuário de aves.

“Tudo o que a Prefeitura tem feito é para propiciar aos frequentadores do Parque esse contato direto com a natureza”, explicou Juvenil Cirelli. “Estamos trabalhando para conciliar as necessidades dos frequentadores sem prejudicar a riqueza natural do Parque do Lago”, finalizou o prefeito. 

Comentários