Região

Publicado: Segunda-feira, 28 de julho de 2014

Oficinas de Musicoterapia são oferecidas em Salto

Atividades gratuitas ocorrem nos CRAS.

Crédito: Prefeitura de Salto Oficinas de Musicoterapia são oferecidas em Salto
As oficinas são ministradas pela musicoterapeuta Talita Ribeiro Passoni

A Prefeitura de Salto, através dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), tem oferecido à comunidade oficinas de musicoterapia como atividade complementar aos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

A Musicoterapia é a utilização da música e de seus elementos constituintes, ritmo, melodia e harmonia, em um processo destinado a facilitar e promover comunicação, relacionamento, aprendizado, mobilização, expressão, organização e outros objetivos a fim de atender as necessidades físicas, emocionais, mentais, sociais e cognitivas. A musicoterapia busca desenvolver potenciais e restaurar funções do indivíduo para que alcance uma melhor qualidade de vida.

As oficinas desenvolvidas pela Secretaria de Ação Social e Cidadania têm acontecido há aproximadamente um mês e até então tiveram um caráter acolhedor e informativo, procurando fortalecer os vínculos do grupo, assim atuando numa lógica da Política de Assistência Social que é de fortalecer os vínculos comunitários.

“A metodologia proposta busca pesquisar as preferências musicais de cada grupo, suas particularidades, suas histórias musicais e pouco a pouco conquistando os objetivos, sempre com muita música, prazer e alegria. As principais técnicas utilizadas são de improvisação musical, composição musical e re-criação musical, além do diálogo sonoro e músico verbal”, destaca a Secretária de Ação Social e Cidadania, Lucília Barbosa Damaceno.

De acordo com a Resolução nº. 17 de 20/06/2011 do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), o profissional Musicoterapeuta é uma categoria profissional de nível superior que poderá atender as especificidades dos serviços socioassistenciais. Por isso, a Secretaria de Ação Social e Cidadania contratou os serviços da Musicoterapeuta Talita Ribeiro Passoni, compondo com o seu conhecimento o trabalho da equipe de referência (assistentes sociais e psicólogos) das unidades públicas estatais.

As oficinas são ministradas nos seguintes locais e horários:

CRAS Central – Segundas feiras entre 7h30 e 8h30 (Idosos);

CRAS Santa Cruz – Terças feiras (quinzenalmente) entre 13h30 e 14h30 (Idosos);

CRAS Saltense – Terças feiras (quinzenalmente) entre 15h30 e 16h30 (Famílias);

CRAS Nações – Terças feiras entre 8h15 e 9h15 (Idosos);

CECAP (grupo vinculado ao CRAS Jd. Santa Cruz) – Quintas feiras (quinzenalmente) entre 7h e 8h (Idosos) 

Comentários