Região

Publicado: Quarta-feira, 25 de março de 2015

Odonto promove Campanha de Prevenção ao Câncer Bucal

Ação acontece de 25 de abril a 15 de maio.

O departamento de Odontologia de Indaiatuba, vinculado à Secretaria de Saúde, promoverá juntamente com a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, a Campanha de Prevenção ao Câncer Bucal para pessoas com 60 anos ou mais. No período de 25 de abril a 15 de maio em todas as unidades de saúde será possível fazer avaliações nos idosos sem necessidade de agendamento prévio. Quando identificada alguma alteração o paciente será encaminhado para uma segunda avaliação no Centro Especializado em Odontologia (CEO).

Segundo o diretor do Departamento de Odontologia, Custodio Tavares Dias Neto, a avaliação é rápida, indolor e muito importante para detectar precocemente câncer e outras doenças de boca. “Não apenas os idosos, mas também seus acompanhantes, gestantes e pessoas portadoras de doenças crônicas podem passar pela avaliação odontológica. Nosso objetivo é expandir o público da campanha que é preventiva e quanto antes conseguimos diagnosticar qualquer tipo de doença, maior é a chance de cura”, afirmou.

Custodio lembra que o trabalho de prevenção já é feito de rotina nas Unidades de Saúde. “Mas aproveitando a Campanha de Vacinação, com esse público específico, faremos um trabalho junto a essas pessoas intensificando as avaliações que são de extrema importância para os pacientes, pois quanto antes fizemos o diagnóstico facilita o tratamento futuro”, acredita.

Comentários