Região

Publicado: Sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Novos membros do CMAS tomam posse durante primeira reunião em Salto

Encontro foi realizado no dia 13 de janeiro.

Crédito: AI/Salto Novos membros do CMAS tomam posse durante primeira reunião em Salto
Novos Conselheiros do CMAS

Os novos membros do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) de Salto tomaram posse durante a primeira reunião ordinária, realizada no dia 13 de janeiro. Os conselheiros exercerão a função durante o biênio correspondente ao período de 2016 a 2017.

Para esta gestão, quem assume a presidência é a sociedade civil, que será representada pela assistente social e coordenadora do CRAS Jardim Santa Cruz, Carla Aparecida Jara, da categoria trabalhadores.

Também assistente social e coordenadora de CRAS Jardim Saltense, Maria Inês Teixeira Yamamoto, é a vice-presidente representando o Poder Público.

A assistente social da Cáritas, Claudimara Rita Santa Rosa, foi eleita 1ª Secretária representando a sociedade civil (categoria trabalhadores) e a assistente social e coordenadora do CRAS Jd. Nações, Márcia de Jesus Bastos Binelli, como 2ª secretária representando o Poder Público.

O prefeito de Salto, Juvenil Cirelli, esteve presente na primeira reunião ordinária. Em sua fala, o prefeito ressaltou a importância do fortalecimento e da autonomia dos conselhos municipais.“Muito já foi realizado e muito ainda tem de ser feito na área da Assistência Social e a participação da sociedade civil é imprescindível para que isso aconteça. A união e o esforço de vocês é que nos ajuda nessa luta”, disse. “Agradeço aos conselheiros que estão saindo e desejo que os novos tenham o mesmo empenho. Aproveito para reforçar nosso apoio”, completou.

Já a assistente social e chefe de gabinete, Claudia de Jesus Oliveira, que deixa a presidência do Conselho, enfatizou a abertura de diálogo com o Poder Público e a valorização da participação democrática. “Agradeço ao Poder Público que concede aos conselhos autonomia para agirem, de acordo com a legislação, e com base no diálogo, de forma democrática e participativa”, conta.

Cláudia ainda relata que a gestão 2014/2015 foi de muito trabalho e conta com o mesmo empenho desse novo colegiado 2016/2017, indicando o quanto é importante que os conselheiros do Poder Público e da sociedade civil se apropriem das informações e de seu papel no espaço conselhista.

A lista completa dos novos membros do Conselho será disponibilizada no site da prefeitura: www.salto.sp.gov.br.

O CMAS

O Conselho Municipal de Assistência Social criado por lei municipal (1959/1996) e alterado pelas leis 2584/2004 e 3076/2011, é um órgão superior de deliberação colegiada, de caráter permanente e composição paritária entre governo e sociedade civil, vinculado à Secretaria Municipal de Ação Social e Cidadania.

O CMAS tem como principais atribuições: deliberar e fiscalizar a execução da Política de Assistência Social e seu funcionamento, convocar e encaminhar as deliberações das conferências de assistência social, apreciar e aprovar o Plano da Assistência Social, apreciar e aprovar a execução orçamentária e financeira do Fundo de Assistência a ser apresentada regularmente pelo gestor do Fundo, inscrever entidades de Assistência Social, bem como serviços, programas, projetos socioassistenciais, fiscalizar a rede socioassistencial (executada pelo poder público e pela rede privada) zelando pela qualidade da prestação de serviços, eleger entre seus membros a sua mesa diretora (presidente e vice- presidente paritariamente), aprovar o seu regimento interno entre outras ações.

Comentários