Região

Publicado: Segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Novo sistema de racionamento de água é adotado em Salto

Medida passa a valer a partir desta segunda-feira, dia 20.

Crédito: Prefeitura de Salto Novo sistema de racionamento de água é adotado em Salto
Vista da barragem do Ribeirão Pirahy, principal manancial que abastece a cidade que está com 20% do volume

Foi anunciada na tarde de sexta-feira, dia 17 de setembro, mudanças no Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Salto. Em coletiva de imprensa, o prefeito Juvenil Cirelli revelou que por divergências no encaminhamento das ações da autarquia, exonerou o superintendente Rodnei Bergamo, criou um conselho gestor para gerir o SAAE e divulgou o novo sistema de racionamento de água que passa a vigorar nesta segunda-feira, dia 20 de outubro.

A partir desta data, os bairros de Salto serão divididos por setores e passam a receber água em dias distintos, separados por par e ímpar (confira a tabela aqui), entre 20 e 4 horas. Por exemplo, na segunda-feira, dia 20 (par), os bairros do setor Santa Cruz vão receber água. Já na terça-feira, dia 21 (ímpar), esse mesmo setor não será abastecido, voltando a receber água na quarta-feira, dia 22 (par).

O prefeito revelou que essa medida visa fazer com que os problemas gerados pela antiga fórmula, onde as regiões elevadas da cidade não estavam sendo atendidas, sejam finalizados, garantindo que todos os saltenses sejam atendidos de forma igualitária, já que, somados, os três mananciais que atendem Salto (Pirahy, Buru e Ingá) estão com 35% do volume.

Sobre a administração do SAAE, o conselho será gerido pelo próprio prefeito e vai contar com o trabalho dos secretários de Governo Luiz Eduardo Collaço, do Meio Ambiente João De Conti Neto e da Defesa Social Coronel Antônio Marinho, além dos diretores Técnico Carlos Augusto Neves, de Operações Luis Carlos e Administrativo do SAAE Alessandro De Genaro.

Na coletiva o prefeito também informou sobre a divulgação no dia 18 de outubro de dois decretos, um que vai permitir que a cidade possa utilizar a água de reservatórios particulares para abastecer a população e outro que determina a economia do uso da água dentro de todos os prédios públicos municipais, como praças, fontes, cascatas, dentre outros.

Durante a coletiva o secretário de Defesa Social revelou que a fiscalização contra o uso inconsciente da água que a Guarda Civil Municipal (GCM) passou a realizar em parceria com os fiscais da Administração vem dando resultado. Entre quarta-feira, dia 15 e às 12h dessa sexta-feira, dia 17, a Guarda recebeu 32 denúncias, sendo que 20 foram apuradas e 17 eram verdadeiras. Desses casos, todos não necessitaram da aplicação da multa de um terço do salário mínimo (R$ 241), já que os cidadãos entenderam o problema e pararam de gastar a água.

Comentários