Região

Publicado: Quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Mutirão da Campanha "Novembro Azul" acontece em Salto

Exames de PSA serão feitos no dia 27 de novembro.

Mutirão da Campanha "Novembro Azul
Campanha é realizada anualmente pela Secretaria Municipal de Saúde

Acontece no dia 27 de novembro (quinta-feira), Dia Nacional de Combate ao Câncer de Próstata, em Salto, o mutirão da Campanha “Novembro Azul”. Os exames de PSA serão realizados em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) com hora marcada.

Com o cartão SUS, homens a partir de 50 anos ou mais podem procurar a unidade em que é atendido para o agendamento do exame. Para essa ação não é necessária a indicação do médico.

Essa Campanha é realizada anualmente pela Secretaria Municipal de Saúde e tem por objetivo orientar sobre o Câncer de Próstata, que no Brasil é o segundo mais comum entre os homens, mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.

“O câncer da próstata tem evolução silenciosa. Muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata como a dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite”, explica a secretária Municipal de Saúde, Claudia Meirelles.

A secretária acrescenta que na fase avançada, a doença pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.

“São fatores de risco importantes para o câncer de próstata a idade avançada, tanto a incidência da doença, como a mortalidade aumenta após os 50 anos, e a história de doença na família, pai ou irmãos com câncer de próstata”, completa.

Haverá também ações programadas pelo Departamento de Educação Continuada da Secretaria Municipal de Saúde, com orientação, entrega de panfletos explicativos, em locais com grande concentração de homens, como a Secretaria Municipal de Obras e Públicos e Setor de manutenção.

Dados de 2013

Em 2013, a Secretaria Municipal de Saúde coletou 251 exames de PSA. Desses, aproximadamente 10% dos pacientes tiveram exames alterados e foram encaminhados para avaliação urológica.

“É importante ressaltar que o Exame de PSA, é um exame laboratorial, realizado através da coleta de sangue, e embora este não seja um método isolado para o diagnóstico do Câncer de Próstata, a alteração deste exame serve como norte para as demais ações, como indicação de exame clínico e exames complementares”, salientou a secretária Claudia Meirelles. 

Comentários