Região

Publicado: Sexta-feira, 17 de abril de 2015

"Música e Artes" terá apresentação de circo e show do Jeito Moleque

Projeto acontece no dia 25 de abril em Porto Feliz.

Crédito: André Roedel/Itu.com.br "Música e Artes
Banda Jeito Moleque fará o show de encerramento

O projeto “Música e Artes” incentivará, mais uma vez, a aproximação dos cidadãos em diversas manifestações artísticas locais, valorizando e impulsionando a cena artística da região.O evento, que acontecerá no próximo dia 25 de abril, na Praça 13 de maio, das 10h30 às 21h30, deve receber 10.000 pessoas e, ainda, contará com show de encerramento da banda Jeito Moleque.

Com foco na formação cultural, em especial das crianças, o “Música e Artes” oferece espaços de diversão e aprendizado sobre as artes, por meio de atividades educacionais. As apresentações de artistas locais possibilitam o contato e o reconhecimento do público com o cenário artístico da região. Além disso, o projeto promove a geração de renda para o município, com a contratação de fornecedores e prestadores de serviços.

Durante todo o dia, o público de Porto Feliz poderá participar de oficinas culturais e educacionais nos Núcleos de Circo, de Música Instrumental e das Monções. A programação do evento conta ainda com a atração divertida da Trupe Tio Bocão & Cia com o espetáculo circense “Espetáculo Circo Vivo”.

Haverá também apresentações de artistas locais como o Grupo Instrumental C.M Porto Felicencee a Orquestra do Instituto Sonorum, valorizando a cultura da cidade. O encerramento ficará com a banda Jeito Moleque, que interpretará suas músicas de maior sucesso para animar a população com o melhor da musica brasileira.

O local do evento terá acesso para portadores de necessidades especiais e contará com o apoio de brigadistas, da Guarda Civil Metropolitana e da Polícia Militar do Estado de São Paulo, além de um posto médico e ambulância.

O projeto é incentivado pela Lei Rouanet de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, com patrocínio da Toyota do Brasil, do Banco Toyota e da Prefeitura Municipal de Porto Feliz.

Neutralização de carbono

O “Música e Artes” tem o compromisso de neutralizar as emissões de dióxido de carbono, a partir da mensuração das emissões em todas as etapas de realização do evento. Para isso será plantada no Estado de São Paulo uma quantidade de árvores que garanta a captura do volume equivalente de dióxido de carbono emitido pelo evento.

Confira a programação completa:

10h30 às 12h: Abertura do evento e início das oficinas culturais
10h40 às 11h10: Apresentação circense Circo Vivo
11h50 às 12h10: Sorteio de prêmios
12h10 às 14h30: Intervalo
14h30 às 17h30: Reabertura e oficinas culturais
15h20 às 15h50: Apresentação circense Circo Vivo
16h às 16h20: Sorteio de prêmios
16h30 às 17h10: Apresentação do grupo instrumental C.M. União Porto Felicence
17h20 às 17h55: Apresentação do Estúdio de Dança Alma Gitana
18h às 18h20: Sorteio de prêmios
18h40 às 19h20: Apresentação da Orquestra Instituto Sonorum
19h30: Show do Jeito Moleque

Saiba mais:

Circo

A Trupe Tio Bocão & Cia vai apresentar o Espetáculo Circo Vivo, levando às crianças a magia e a fantasia, características importantes do mundo do circo, visando incentivar a criatividade e a imaginação dos pequenos. Esse trabalho valoriza a arte milenar do circo, resgatando a alegria com os palhaços Tic Tic e Bocão e a destreza do malabarismo com acrobacias e muito mais. São os encantos e a magia do circo.

Música

O Grupo Instrumental C.M Porto Felicence, composto por seis músicos, levará a plateia a uma viagem de investigação dos sons pelo túnel musical de todos os tempos, por meio do rico repertório de sons e ritmos extraídos de peças da literatura musical brasileira, como “Sozinho (Caetano Veloso)”, “Esperando na Janela (Gilberto Gil)” e “É Preciso Saber Viver”, entre outras músicas, proporcionando emoção, sensibilidade e alegria para o público presente.

A Orquestra do Instituto Sonorum, fundada há quatro anos com o intuito de formar em Porto Felizuma filarmônica, apresentará no evento música erudita e popular. A orquestra valoriza a atividade cultural priorizando a música, socializando e conscientizando coletivamente sobre a importância musical no Brasil. Atualmente é formada por 25 integrantes, composta por diversos instrumentos (violino, violoncelo, piano, percussão, trompete, trombone, oboé). É regida pelo maestro Anderson Vargas Santos. Entre as músicas o repertório estão “Asa Branca”, “Cancan”, “Paradise”, “La Primavera” (Vivaldi). Temas dos filmes “Rei Leão” e “Jurassic Park” também não devem faltar na apresentação.

Para o encerramento, Porto Feliz receberá no palco a banda Jeito Moleque, que hoje é um dos grupos de música jovem mais bem-sucedidos do Brasil. O grupo, composto por Bruno Diegues(voz), Carlinhos (cavaquinho e vocal), Felipe (violões, banjo e vocal), Rafa (percussão e vocal) e Alemão (percussão), inovou e renovou o samba paulista ao misturar a música pop ao estilo tradicional. No show, a banda, com mais de 10 anos de carreira, apresentará um set list com os seus maiores sucessos.

Núcleos e oficinas

Núcleo Circo – De forma lúdica e divertida, seis profissionais e um monitor irão desenvolver com as crianças atividades ligadas ao mundo do circo, incluindo os princípios básicos de malabares, acrobacia, trapézio fixo, lira, slack line e equilíbrio sobre o tambor, além de técnicas de movimentos em colchonetes que estarão na Tenda Oficina de Circo. A criança poderá escolher a atividade em que quer participar.

 

Núcleo de Música Instrumental – Apresentação dos instrumentos musicais, desde sua forma de utilização até o modo de tocá-los. Os participantes ainda personalizam seus instrumentos musicais, que podem ser levados para casa, e tocam uma canção em conjunto.

Núcleo das Monções – Em conversa com o público serão apresentadas informações históricas sobre o porto, as monções, os batelões, entre outros fatores históricos. As pessoas presentes serão convidadas a viajar no tempo utilizando-se de figurinos de época e apetrechos necessários para essa expedição monçoeira. Como atividade complementar à história das monções as crianças confeccionarão bonecos fantoches.

Servi&c

Comentários