Região

Publicado: Quarta-feira, 20 de maio de 2015

Museu de Salto exibe "500: Os Bebês Roubados pela Ditadura Argentina"

Apresentação do documentário acontece no dia 30 de maio.

Museu de Salto exibe "500: Os Bebês Roubados pela Ditadura Argentina
Após a exibição do documentário, haverá debate

O Museu da Cidade de Salto “Ettore Liberalesso” exibe no dia 30 de maio (sábado), às 14 horas, o filme “500: Os Bebês Roubados pela Ditadura Argentina” dirigido por Alexandre Valenti. Em seguida haverá um debate com Maurice Politi do Núcleo de Preservação da Memória Política, Walter Cruz Swensson da Universidade de Sorocaba (UNISO) e coordenação de Kátia Felipino e Ana Paula Brito do Memorial da Resistência de São Paulo.

A ação faz parte da programação cultural que integra a exposição “Lugares de Memória – Resistência e Repressão em São Paulo” organizada pelo Memorial da Resistência de São Paulo e pelo Sistema Estadual de Museus de São Paulo, com parceria da Prefeitura de Salto, por meio da Secretaria da Cultura e do Museu da Cidade de Salto.

A entrada é gratuita. O Museu fica na Rua José Galvão, 104, Centro.

Sinopse

Durante sete anos, entre 1976 e 1983, a Argentina viveu sob uma ditadura militar. Dentre os aterrorizantes atos feitos durante esta época, está o sequestro de bebês e crianças, filhos de presos e desaparecidos políticos ou nascidos em prisões clandestinas ou centros de tortura e extermínio.

O grupo “Avós da Praça de Maio” criou o “Banco dos 500”, uma luta para localizar as 500 crianças a partir de amostras de seus próprios sangues. Hoje adultos, 114 das 500 foram encontradas e agora confrontam os dignitários da mais sangrenta ditadura Argentina, acusados de genocídio e crimes contra a Humanidade. Uma marca que nunca será apagada da história. Uma luta que só termina quando o último dos "500" for encontrado.

Comentários