Região

Publicado: Quarta-feira, 15 de julho de 2015

Museu da Imagem e do Som recebe "Ocupação CMU 30 anos"

Visitações gratuitas acontecem até dia 22 de agosto.

Crédito: Luiz Granzotto Museu da Imagem e do Som recebe "Ocupação CMU 30 anos
O MIS fica na Rua Regente Feijó, nº 859, Centro

O Centro de Memória da Unicamp (CMU) comemora suas três décadas de existência com uma ocupação no Museu da Imagem e do Som (MIS). A vernissage de abertura será nesta sexta-feira, 17 de julho, às 19h30; as visitações poderão ser feitas, gratuitamente, do dia 18 deste mês até 22 de agosto, de terça à sexta-feira, das 10 às 18 horas, e aos sábados até 16 horas. O evento conta com apoio da Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

Marli Marcondes, coordenadora executiva do evento e especialista em conservação de acervos do CMU explica a ideia da Ocupação. “É nesse sentido mesmo: de chegar e ocupar o espaço. O CMU neste período vai estar ali, o MIS vai ser do Centro de Memória, mostrando tudo o que ele tem, tudo o que ele faz, ao invés de somente exibir algo sem comprometimento e sem um vínculo maior com espaço”, explica.

“A maior parte do nosso acervo é referente à Campinas, e o MIS está inserido ali, ele tem uma importância para a história da cidade. Então, a ideia foi levar este acervo para a população, mostrar para a cidade que estamos fazendo 30 anos, sem que isso virasse um trabalho acadêmico, voltado somente para os nossos pares”, completa ela.

A “Ocupação CMU 30 anos” foi concebida em quatro núcleos: “CMU – um projeto intelectual”; “A trama dos conjuntos documentais e uma experiência cinematográfica em Campinas”; “Dos conjuntos documentais aos livros: uma história de produção intelectual”; e por fim “A cidade que o arquivo pode dar e ver”, com fotografias que mostram diferentes ângulos e momentos da história da cidade, privilegiando cenas poucos conhecidas pelos campineiros.

Algumas das imagens expostas poderão ser levadas pelos visitantes. Durante a Ocupação serão distribuídos monóculos com fotografias antigas de Campinas, além de um catálogo com textos e imagens sobre o evento. As visitações poderão ser feitas a partir deste sábado, dia 18 de julho, até 22 de agosto.

Serviço:
Ocupação CMU 30 anos
Vernissage de abertura: 17 de julho, sexta-feira, às 19h30
Visitações: de 18 de julho a 22 de agosto – de terça à sexta, das 10h às 18h / Sábados, das 10h às 16h.
Local: Museu da Imagem e do Som de Campinas (MIS)
Endereço: Rua Regente Feijó, nº 859, Centro – Campinas (SP)
Telefone: (19) 3733-8800
Entrada gratuita

Comentários