Região

Publicado: Terça-feira, 30 de junho de 2015

Museu da Cidade de Salto exibirá filme "Em nome da Segurança Nacional"

Apresentação gratuita acontece neste sábado.

Museu da Cidade de Salto exibirá filme "Em nome da Segurança Nacional
Filme é dirigido por Renato Tapajós

O Museu da Cidade de Salto “Ettore Liberalesso” exibirá neste sábado, dia 4 de julho, às 14 horas, o filme “Em nome da Segurança Nacional”, dirigido por Renato Tapajós, como parte do programa “Lugares de Memória”. A entrada é gratuita.

A exibição será seguida de debate sobre a ditadura civil militar brasileira e a resistência de grupos da sociedade civil e contará com as presenças de Milton Bellintani (Núcleo de Preservação da Memória Política), Marcelo Botosso (Museu da Cidade de Salto – Ettore Liberalesso) e coordenação de Kátia Felipini e Ana Paula Brito (Memorial da Resistência de São Paulo).

O filme tem como eixo narrativo o Tribunal Tiradentes, organizado pela Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo, em 1983. A obra acrescenta às cenas do Tribunal diversos materiais, tanto de arquivo quanto ficcionais, e discute a Doutrina de Segurança Nacional, eixo ideológico da ditadura implantada pelo golpe de 1964, e o efeito que ela teve sobre diversos segmentos da sociedade brasileira.

O evento integra a programação da Exposição “Lugares de Memória – Repressão e Resistência em São Paulo” que está em cartaz no Museu até o dia 29 de maio.

Mostra

Concebida pelo Memorial da Resistência para itinerar em cidades do interior e do litoral, a mostra é parte do Programa Lugares da Memória e tem como objetivo envolver os distintos atores sociais da cidade para a construção coletiva do conhecimento sobre os lugares de memória da resistência e da repressão políticas do estado de São Paulo. Para isso, desenvolverá diversas ações, tais como pesquisa e inventário sobre esses lugares, coleta de testemunhos, ação educativa e ação cultural.

Esta exposição é uma realização do Memorial Resistência de São Paulo e do Programa de Apoio às Ações do Sistema Estadual de Museus (SISEM), com a parceria do Museu da cidade de Salto “Ettore Liberalesso” que é administrado pela Prefeitura da Estância Turística de Salto.

Oficina

No dia 25 de julho, das 10h às 15h30, será realizada a Oficina de Memória – Sobre os Lugares da Memória. “Nesta primeira Oficina, pretende-se iniciar as reflexões sobre a importância da preservação da memória do período ditatorial brasileiro, por meio dos lugares de memória, e fomentar a organização de grupo de pesquisa interdisciplinar, democratizando o acesso às pesquisas, documentos e memórias sobre o período”, explica o coordenador do Museu, Rafael Barbi.

Comentários