Região

Publicado: Segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Mostra Estudantil de Teatro ocorrerá em três espaços culturais

Festival tem início a partir do dia 15 de setembro.

Crédito: Prefeitura de Salto Mostra Estudantil de Teatro ocorrerá em três espaços culturais
Alunos das escolas participantes tiveram oficinas de teatro com profissionais da área

A Prefeitura de Salto, por intermédio das secretarias municipais de Cultura e Educação, promove a partir do dia 15 de setembro, a XXVI Mostra Estudantil de Teatro, a qual acontecerá pela primeira vez também em outros espaços culturais da cidade. Além da Sala Palma de Ouro, serão palco de apresentação do renomado festival a Biblioteca Pública Municipal e a Sala Giuseppe Verdi, que receberão, respectivamente, espetáculos nos dias 16 e 20 de outubro.

Desta edição, participarão 15 escolas, as quais fazem parte das redes municipais, estaduais e particular do município. Todas farão três apresentações, sendo uma aberta ao público em geral (pré-estreias, às 20 horas) e outras duas fechadas (somente para alunos).

Confira a programação:

Dia 22 de setembro
E.E. Padre Francisco Rigolin - “Encantada”

Dia 23 de setembro
Cemus VI – “Caixa de Brinquedo”

Dia 24 de setembro
Cemus IV – “Era Um Vez A Rua da Ciranda”

Dia 25 de setembro
Cemus I – “A Cigarra e a Formiga”

Dia 29 de setembro
E.E. Paula Santos – “Tantas Histórias, Tantas Questões”

Dia 30 de setembro
Cemus IX – “O Pequeno Príncipe Sertanejo”

Dia 1º de outubro
E.E. Joseano Costa Pinto – “Os Saltimbancos”

Dia 2 de outubro
Cemus V – “Carmem”

Dia 6 de outubro
Escola de Educação Especial Menino Jesus (Apae) – “A Verdadeira História das 3 Porquinhas”

Dia 7 de outubro
E.E. Tancredo do Amaral – “Esperando o Rei”

Dia 16 de outubro
Cemus X – “A Linda Rosa Juvenil” (Sala Giuseppe Verdi)

Dia 20 de outubro
Colégio Prudente de Moraes – “Era Uma Vez Outra Vez” (Biblioteca Pública Municipal)

Encerramento

Este ano não haverá premiações e sim entrega de certificado de participação a todos. A cerimônia de encerramento do festival será realizada no dia 23 de outubro, quinta-feira, às 20 horas, na Sala Palma de Ouro.

Oficinas Teatrais

Estão sendo oferecidas em todas as escolas participantes oficinas teatrais, ministradas por diversos profissionais da área - Sandro Bergamo, Vinícius Cassiolato, Renato Bispo, Fernando Baragão, Maria Ivonete Magnanini, Rafael Santos, Marcelo Sanntto e Chicó Ferreira. Este era um pedido feito pelas escolas no ano passado e que nesta edição, devido ao apoio dado pelo poder público, foi possível realizar.

Para o secretário de Cultura, Marcos Pardim, “estas Oficinas também foram determinantes para atrair a volta de várias escolas que estavam ausentes, algumas já há vários anos. Isto andou esvaziando a Mostra. Agora, pretendemos recuperar o estímulo das escolas e, quem sabe, fazer da Mostra um projeto cultural e educacional que permita o diálogo dos estudantes com todos os nossos equipamentos culturais e turísticos”.

Oficinas de Som e Iluminação

Além das oficinas teatrais, também está sendo oferecida a todos as instituições de ensino participantes, oficinas de Som e Luz, as quais são ministradas pelos técnicos da Sala Palma de Ouro, Emerson Ziviani e Valmir Gonçalves Leite. O cronograma destas são: dia 2 de setembro, terça-feira, no Auditório Paulo Freire – “História da Iluminação /Tipos de refletores e cores”; dia 3, quarta-feira, na cabine de som e palco da Sala Palma de Ouro – “Criação e Montagem de Luz e Som”; dia 4, quinta-feira, na cabine de som e palco da Sala Palma de Ouro – Aula Prática. Estas oficinas acontecem em dois períodos: das 13 às 17 horas e das 18 às 22 horas.

Comentários