Região

Publicado: Quarta-feira, 15 de junho de 2016

Membros do CITREM conhecem obras da Estação do Trem de Salto

Está sendo realizada a segunda etapa das ações na cidade.

Crédito: Divulgação/AI Salto Membros do CITREM conhecem obras da Estação do Trem de Salto
Equipe do CITREM

A Estação de Trem de Salto sediou na manhã de 14 de junho, a reunião mensal do Consórcio Intermunicipal do Trem Republicano (CITREM), que contou com a presença dos prefeitos de Salto, Juvenil Cirelli, e de Itu, Antonio Luiz Carvalho Gomes (Tuíze).

Os presentes, entre eles, as equipes do Consórcio e os vereadores Vanderlei Elcio Silva, o Lobinho e Icrenildo de Jesus Martins, o Lampião, puderam conferir as obras da Estação de Trem, que está em sua segunda etapa com a recomposição e adequação do prédio original.

O Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano, Luciano Oliveira Santos, rememorou que a concepção para a restauração da Estação partiu do prédio original, onde existiam duas edificações separadas, que abrigavam a casa do controlador e galpão de armazenamento. “Primeiro foi demolido o prédio que ligava esses dois locais, e que descaracterizava a primeira estrutura da Estação, construída por volta de 1898. Todas as intervenções aconteceram com intuito de preservar a arquitetura desse patrimônio histórico, mas garantindo acessibilidade, conforto e segurança aos usuários”, relembrou.

No espaço demolido está sendo construída a “Estação das Artes”, com projeto contemporâneo, em metal e vidro, que se distingue dos dois prédios. Esse local será disponibilizado para artes plásticas, cênicas, exposições e outras manifestações artísticas. O antigo galpão de armazenagem abrigará o restaurante, que está em fase de licitação para concessão de uso, e um complexo de sanitários. Já na antiga casa do controlador será instalada, a recepção, bilheteria, sanitários e um pequeno museu destinado à memória do Trem Republicano.

“Trouxemos as equipes aqui para que pudessem conferir o resultado dos esforços empreendidos neste projeto. Desde que assumimos a gestão, tanto o Tuíze quanto eu nos empenhamos em reformular o Consórcio para garantir o andamento das obras”, disse o prefeito Juvenil Cirelli.

O chefe do executivo saltense ressaltou ainda a integração das obras da Ponte Estaiada, a revitalização da Praça Archimedes Lammoglia, o recape das ruas do Centro Histórico. “Estas obras darão um novo impulso ao turismo em Salto como forma de desenvolvimento econômico e geração de renda em nosso município”, completou.

Aprovação das contas

O Tribunal de Contas julgou regular as contas de 2014 relativas ao CITREM, período em que o Consórcio estava sob a presidência do prefeito de Salto. A publicação da aprovação foi divulgada no Diário Oficial do dia 9 de junho de 2016.

Comentários