Região

Publicado: Quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Mega Plantio acontece nas margens do Rio Capivari - Mirim neste sábado

110 mil mudas de espécies nativas serão plantadas.

Crédito: divulgação/drone Mega Plantio acontece nas margens do Rio Capivari - Mirim neste sábado
Barragem do Rio Capivari - Mirim

Mais de 12 mil voluntários já estão inscritos para participar do Mega Plantio, que acontece neste sábado, 28 de novembro, a partir das 8h, no entorno da barragem do Rio Capivari - Mirim. O evento será promovido pela Prefeitura Municipal de Indaiatuba e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae).

O Mega Plantio vai bater o recorde mundial, ao plantar 110 mil mudas de espécies nativas em uma hora. Além de superar a meta, a iniciativa vai formar a mata ciliar da região.

As inscrições pela internet já estão encerradas. Além dos voluntários que se inscreveram, também participarão os estudantes e docentes de escolas estaduais, faculdades, integrantes de clubes de serviço e de associações. A organização orienta que os participantes busquem informações com os seus coordenadores, professores e líderes.

“Essa é uma grande ação que vai marcar a história da nossa região, não somente pelo cuidado com o meio ambiente, mas pela conscientização ambiental que se tem intensificado na sociedade. É uma grande parceria de toda a comunidade, que garante a integridade de todo o ecossistema do local”, comenta o superintendente do Saae, Nilson Alcides Gaspar.

Barragem

A barragem do Rio Capivari - Mirim foi construída para armazenar 1,3 bilhão de litros de água. Ela vai contribuir com o abastecimento do município pelas próximas décadas. No entorno dela, será construído um Parque Ecológico com pista de caminhada, ciclovia, deques para pesca, quiosques, campo, quadras, parque infantil, academia ao ar livre e um observatório. As obras devem ser concluídas em 2016.

Ela terá 260 metros de comprimento, seis metros de largura, 23 metros de altura máxima sobre a fundação e espelho d’água de 41,1 hectares (411 mil m²). A extensão do espelho d’água é de 2,5 km. O espaço total do empreendimento, 1,2 km², está próximo do ocupado pelo Parque Ecológico que é de 1,5 km². A obra recebe investimentos de R$30 milhões, sendo R$12,3 milhões da Fundação Nacional da Saúde (Funasa) a fundo perdido. É a única barragem sendo construída no Brasil com recursos do órgão.

Comentários