Região

Publicado: Quinta-feira, 30 de junho de 2011

MACC expõe obras do acervo do Museu de Arte Naïf do Brasil

O público poderá conhecer um pouco mais da técnica naïf.

A delicada e simples arte da pintura naïf está exposta no Museu de Arte Contemporânea de Campinas (MACC) José Pancetti com a mostra "Arte Naif – Com Açúcar e Com Afeto", que traz parte das obras do acervo do Museu Internacional de Arte Naïf no Brasil.

A mostra, que é resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura, Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, Sistema Estadual de Museus (Sisem-SP) e Associação Cultural de Amigos do Museu Casa de Portinari (Acam Portinari), retrata a diversidade e a beleza da paisagem brasileira, além das riquezas provenientes da agricultura.

Por meio da exposição, o público poderá conhecer um pouco mais da técnica naïf (que significa ingênuo em francês), considerada arte simplista e espontânea, por meio de obras de artistas pioneiros nessa técnica no Brasil, entre eles Cardosinho, Heitor dos Prazeres, Iracema e Júlio Martins da Silva.

As pinturas selecionadas para a exposição abordam, principalmente, as etapas do cultivo da cana-de-açúcar e outras culturas, desde o plantio até a industrialização. De acordo com a curadora da exposição, Mariza Campos da Paz, “a arte naïf encanta e cativa o público logo de cara, pois transmite uma visão idílica, encantadora e repleta de cores”.

O Museu de Arte Contemporânea de Campinas está localizado na rua Benjamin Constant, 1633, centro. A entrada é gratuita e pode ser vista até o dia 14 de agosto.

Serviço
Exposição Arte Naïf - Com Açúcar e Com Afeto
Período: de 1º de julho a 14 de agosto
Local: Museu de Arte Contemporânea de Campinas José Pancetti (rua Benjamin
Constant, 1633 – centro de Campinas)
Horário: de terça a sexta-feira, das 9 às 17 horas; aos sábados, das 9 às 16 horas; domingos e feriados, das 9 às 13 horas.
Mais informações: (19) 2116-0346
Entrada: gratuita

Comentários