Lula visita Sorocaba sexta-feira para inaugurar campus da UFSCar
Universidade, no entanto, utiliza espaço desde 2008.
Leandro Sarubo
por Leandro Sarubo
O presidente Luis Inácio Lula da Silva visita Sorocaba no próximo dia 20 para inaugurar o campus da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos). A ação seria um desejo antigo do mandatário, que deve aproveitar a ocasião para fortalecer a imagem de Dilma Rousseff no interior de São Paulo, área em que José Serra ainda lidera nas pesquisas de intenção de voto.
Lula virá acompanhado do Ministro da Educação, Fernando Haddad. Haddad já compareceu ao campus, no ano de 2008, quando os primeiros edifícios foram entregues, atendendo a demanda por laboratórios, salas de aula e espaço administrativo.
A instituição, que tem como eixo norteador a sustentabilidade em todos os seus projetos pedagógicos, iniciou suas atividades no ano de 2006, operando por dois anos em prédios cedidos pela Facens, a Faculdade de Engenharia de Sorocaba. Hoje a Universidade conta com 17 salas de aula e 620 vagas anuais para 14 cursos de graduação e cerca de 50 para três oportunidades de pós-graduação.
A cerimônia será aberta à população e tem início às 10h30 na área externa do edifício de Gestão Acadêmica do campus, localizado na Rodovia João Leme dos Santos. A Segurança do evento recomenda que os participantes não portem bolsas e tenham em mãos apenas documentos, celulares e máquinas fotográficas não profissionais. A entrada no local será autorizada a partir das 8h30.
Na última visita de Lula à Sorocaba, em 2006, houve protesto e confronto entre acadêmicos e militantes.
Centro Olímpico na região
Recentemente foi assinado um protocolo de intenções, firmado entre a instituição e a Prefeitura de Sorocaba, para a implantação de um Campus Olímpico para atender as demandas da região em relação a espaços para prática de esportes e desenvolvimento de atividades educacionais.
O Centro prevê a construção de um ginásio poliesportivo, preparado para as modalidades de Basquete, Futebol de Salão, Handebol e Vôlei; conjunto aquático; pista de atletismo; e centro de convenções e eventos. O terreno que vai abrigar o projeto terá área de 300 mil metros quadrados.