Região

Publicado: Quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Livro infanto-juvenil trata sobre a importância do Rio Tietê

"O Voo da Anhuma" foi contemplado pelo Edital da Cultura.

Livro infanto-juvenil trata sobre a importância do Rio Tietê
O objetivo do projeto é incentivar a leitura e disseminar a importância da valorização e do respeito ao Meio Ambiente

O livro infanto-juvenil “O Voo da Anhuma”, que trata da importância do Rio Tietê para o desenvolvimento da região, desde a época dos índios até a situação caótica atual, é um dos projetos contemplados pelo Edital da Cultura, realizado pela Prefeitura de Salto. Seu lançamento acontece no dia 18 de dezembro, em um evento fechado, mas ele será disponibilizado gratuitamente na internet.

A primeira etapa do projeto contou com a adaptação do texto, a elaboração das ilustrações, diagramação, revisão, edição, publicação e lançamento de 2 mil exemplares físicos do livro; além de ebook e três canções originais (que serão disponibilizados de graça na internet). A segunda etapa prevê para o próximo ano distribuição dos exemplares, divulgação do material online, como também diálogos com estudantes do quinto ano do ensino fundamental de pelo menos seis escolas da cidade.

O objetivo do projeto é incentivar a leitura, disseminar a importância da valorização e do respeito ao Meio Ambiente, além de fornecer materiais para que os professores e os pais trabalhem o tema, com direito a canções e material ilustrado (para pintar). Outro diferencial da ação que une literatura, música, artes visuais e ecologia, é que qualquer pessoa de qualquer parte do mundo pode ter acesso e baixar gratuitamente via internet o livro e as canções (pelo site www.ogatori.com.br).

O projeto conta com a seguinte equipe: Carolina Padreca (redação, ilustração e letras das canções), Haydé Pedrina (revisão), Adriana Trevisan (diagramação) e Marcos Eduardo Oliveira (composição, gravação e edição das canções). A editora responsável pela concretização deste trabalho é a Schoba, e o patrocínio da Prefeitura da Estância Turística de Salto, por meio da Secretaria de Cultura.

Sinopse

“O Voo da Anhuma” trata a problemática do Rio Tietê, desde seus momentos de glória, até os dias atuais. A história é narrada por Gaia, na voz de duas crianças que, lendo o livro, conseguem imaginar toda a história. A passarinha Elise (da espécie das anhumas) volta ao local de origem da família (rio Tietê) e se assusta em ver as terríveis condições do local. Taperás, Garça, Planta Aquática e Gaia fazem com que ela mergulhe no passado e possa ver de perto como tudo aconteceu.

“O Voo da Anhuma” é uma adaptação do espetáculo musical homônimo, resultado interdisciplinar das oficinas de teatro, dança, canto, violão, artes cênicas e cenografia do Ponto de Cultura – Espaço Cultural Barros Junior, que foi estrelado apenas por crianças e adolescentes, que fizeram dos palcos, em 10 diferentes sessões, locais de magia e encantamento. 

Comentários