Região

Publicado: Quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Livro infantil apresenta a história dos afrodescendentes em Salto

Obra é de autoria da escritora Katia Auvray.

Livro infantil apresenta a história dos afrodescendentes em Salto
O novo volume é dedicado à história da presença africana em Salto

A Editora Mirarte, com o apoio da Secretaria de Ação Social e Cidadania de Salto, lançará, no dia 21 de novembro, às 19h30, na Sala Giuseppe Verdi (rua José Galvão, 104), o livro “O incrível quebra-cabeça”, quinto título da Coleção Magia da História, obra da escritora Katia Auvray, com ilustrações de Alba Mara Milioni. O novo volume é dedicado à história da presença africana em Salto, um tema inédito entre os pesquisadores da memória saltense.

O lançamento da obra integra o programa comemorativo ao Dia Nacional da Consciência Negra organizado pela Coordenadoria da Igualdade Racial. No mesmo evento haverá exibição do documentário “Meio século” e a apresentação do Coral Vozes Afro, sob a regência do maestro Silmar de Oliveira.

“Essa obra é muito importante, pois registra, pela primeira vez, fatos e nomes de antigos integrantes da comunidade negra que só puderam ser recuperados pela história oral e se perderiam com o tempo”, ressalta a escritora. O coordenador da Igualdade Racial José Roberto Benedito também comemora: “Trata-se de um importante recurso para a educação voltada à inclusão e à valorização étnica”.

Em sua nova aventura, a turminha de estudantes que transita entre o presente e o passado, além passar por novos desafios, se encontrará com personagens negros da história saltense, como Zé Eduardo, Expedito Tereza, Benedito Teixeira, o maestro José Maria Marques de Oliveira, entre outros.

A Coleção Magia da História tem outros quatro volumes à venda nas bancas e livrarias. Em cada um deles, a autora contempla um tema histórico e uma aventura diferente. O volume 1, “O mapa encantado”, trata da fundação da cidade; o 2, intitulado “O trem mágico”, apresenta fragmentos da história da ferrovia na região; o 3, denominado “O fantástico mundo das chaminés”, põe as crianças em contato com os primórdios da industrialização e o 4 – “O mistério da chave” - trata da importância da presença italiana em Salto.

Comentários